top of page

CAPELA

Logo Capela PB.png

Missa:

Sábados: 18:00h

Agende seu
horário e  conheça nossa Capela!

3224-5008

Casamento 

A charmosa Capela do Divino Espírito Santo está localizada na Praça Getúlio Vargas, no centro de Florianópolis.

 

A Praça, recentemente, passou por uma grande transformação que a colocou novamente entre os mais belos cartões postais da nossa cidade.

Todo o entorno da Capela é formado por construções históricas que tornarão o seu momento muito mais especial.

O Casamento de Fê e Bahia

Filme: My Movie Studio - www.mymoviestudio.com.br

O Casamento de Amanda e Marcelo

Filme: My Movie Studio - www.mymoviestudio.com.br

Encontro de 

Santa Terezinha

Grupo de Oração

Primeira segunda-feira do mês,

às 15 horas

Coordenadora:

Sra. Maria Luci
Battistoti Hostins

Informações: (48) 3224-5008

Divina Festa

Divina Festa - A Festa da Família acontece todos os anos no pátio da Irmandade do Divino Espírito Santo

Logo Capela PB.png

Praça Getúlio Vargas, 212

Telefone: (48) 3224-5008 

E-mail: capela@ides-sc.org.br

Contato 

Conheça um pouco mais sobre uma das Capelas mais lindas

e queridas da Grande Florianópolis

A Capela do Divino Espírito Santo, localizada na Praça Getúlio Vargas nº 212, Centro de Florianópolis e pertencente à Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES, é um bem tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município de Florianópolis (Decreto Municipal nº 270/86). Junto à Capela, temos a Sala do Consistório, destinada a encontros, estudos e reuniões. Todo o entorno deste belo Conjunto Arquitetônico é constituído de bens históricos.

Vinculada à Paróquia da Catedral, é atendida por um Capelão. Atualmente, é o Pe. Valter Maurício Goedert. Sucedeu o Pe. Paulo Bratti, que permaneceu na Capelania de 1973 até sua morte, em 15/5/1982.

A construção da Capela teve início em outubro de 1931, quando era Provedor da IDES o Ir. Henrique da Silva Fontes (1929-31).  A “Construtora e Madeireira Berretta & Cia. Ltda.” foi responsável pela edificação, com a supervisão do Ir. João Baptista Berretta. A inauguração se deu no Pentecostes de 1932, na gestão do Provedor Ir. Lauro Marques Linhares (1932-33).

Destacam-se seus lindos Vitrais, os quatro delicados lustres, um piso inigualável, ambiente climatizado, som de qualidade, o Altar-Mor, com as belas imagens do Sagrado Coração de Jesus, de Nossa Senhora Rainha e de São José e os dois Altares Laterais, com as imagens francesas e as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e São Vicente de Paulo, Patrono da IDES. Todos os altares, a Mesa Eucarística e o ambão são artisticamente talhados em madeira. Vinte e cinco bancos destinam-se à participação dos fiéis, cujas Missas são celebradas aos sábados, às 18 horas, e na primeira segunda-feira de cada mês, às 15 horas, quando se dá o Encontro dos Devotos de Santa Teresinha. No segundo sábado, temos a Missa dos Irmãos, onde nos apresentamos com vestimenta própria da confraria, conhecida por opa. No último sábado do mês, o Coro Vozes do Divino, integrado por alunos da IDES, abrilhanta a Celebração Eucarística. Desde 1774 - inicialmente na Matriz de Nossa Senhora do Desterro/Catedral e, a partir de 1932, nesta Capela - é realizada a Divina Festa, com o Cortejo Imperial, devoção que herdamos dos povoadores portugueses. Muitos noivos optam, também, por realizar a cerimônia religiosa do casamento nesta Capela, por sua beleza e aconchego.

Por fim, devemos nos reportar à Mesa Eucarística, que contém a escultura do Pelicano com seus três filhotes. Esta ave marinha, muito sociável, de mais de um metro de altura, chegando a quase dois metros e meio, quando suas asas estão abertas, tem uma característica especial: uma grande bolsa sob o bico, onde armazena peixes. A forma de pescar dos pelicanos, que andam sempre em grandes grupos ou colônia, também mereceria estudos. “Pelicano eucarístico é um símbolo católico que apresenta relação direta com a refeição por excelência, a Eucaristia, uma vez que Cristo deu seu próprio sangue para alimentar o povo. É o símbolo do sacrifício e da doação”. No Salmo 102, temos citação expressa a esta ave: “Sou como o pelicano do deserto, que fustiga o peito e alimenta com o próprio sangue os seus filhos”. São Jerônimo e São Tomás de Aquino, em suas obras, fazem referência a este expressivo símbolo.

Seja bem-vindo (a) à nossa Capela do Divino Espírito Santo!

 

Ademar Arcângelo Cirimbelli - Ex-provedor da IDES.

bottom of page