CEIG (NUI - Núcleo da Infância) acolhe pequenos imigrantes



O Centro de Educação Infantil Girassol (CEIG) é um dos projetos sociais da IDES, que atende em período integral, aproximadamente 360 crianças. A faixa etária de atendimento é de 1 ano a 5 anos e 11 meses, sendo essas provenientes de Grande Florianópolis.

Temos como objetivo contribuir na formação integral das crianças, complementando a ação da família e da comunidade. Uma das nossas linhas de pensamento valoriza a criança numa perspectiva sócio-histórica e multicultural, entendendo-a como um sujeito histórico e de direitos que deve viver em harmonia com a sociedade e a natureza.

No ano de 2015, o CEIG passou por um grande processo de ampliação. Passamos a atender 360 crianças, 220 a mais que 2014, representando um aumento de 157%.

Com essa expansão, além da adequação de espaço, mobiliários e reorganização dos processos de trabalhos, vivenciamos a chegada de nossos pequenos estrangeiros.

Este fato pode ser explicado pela própria expansão do CEIG e o reconhecimento da qualidade de serviço oferecido. Atualmente o número de procura por vagas tem sido bem expressivo.

Dentre os estrangeiros, atendemos crianças de três nacionalidades: francesa, chinesa e jordaniana, esta na condição de refugiada.

Não podemos dizer que é simples e fácil, mas podemos afirmar que essa experiência tem sido enriquecedora para todos. Afinal, foi necessário flexibilizar rotinas, adequar gostos e costumes (alimentares e de lazer), sem falar no esforço para entender outra língua. Entretanto, nosso maior desafio é nos fazermos entender, para que as crianças se sintam acolhidas e totalmente integradas.

A atenção e o carinho são importantes para que nossos pequenos estrangeiros possam se desenvolver. Tomamos cuidado para que as diferenças, sejam elas culturais, religiosas ou étnicas, se transformem em fatores fundamentais para o desenvolvimento pleno do ser humano.

#Imigrantes #Infância #CEIG #NúcleodaInfância

83 visualizações
Atuamos de forma compatível  à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, em especial
os ODS nº 4, 8, 10 e 16

 IDES: Rua Emílio Blum, 124 - Centro - Florianópolis - Cep. 88020-010 - Telefone: (48) 3224-5008 - E-mail: contato@ides-sc.org.br

© 2016 / 2020  Feito com 🧡 por Marketing IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo 

MODS-SC-Selo 2019-PJ.png
8.jpg
ODS 10.jpg
16.jpg