Sustentabilidade IDES, os primeiros resultados.


Autora: Carlise Führ - Assistente Social

A ideia da Comissão surgiu no final de 2014, quando o Projeto de Separação de Rejeitos e Material Reciclável foi resgatado pela Diretora Izabel Carolina Martins, pois inicialmente foi implantado somente no NUFT em 2010. Elaborei esse projeto ainda, Educadora Social do NUFT, pois, me sentia incomodada pela grande quantidade de copos descartáveis utilizados diariamente e descartada no lixo comum. Tendo conhecimento que em nosso município havia coleta seletiva, busquei inserir o NUFT nessa campanha. A primeira ação foi bastante simplificada, limitando-se à colocação de lixeiras específicas para coleta de material reciclável e outras para coleta de rejeitos.

Os anos passaram, sem que ocorressem novas ações, até a ideia ser resgatada em 2014, inclusive com perspectiva de ampliação das ações. Nessa ocasião, constitui-se uma comissão específica para trabalhar o tema da sustentabilidade dentro da Instituição. Desde então, diferentes núcleos e setores da Entidades passaram a ser envolvidos na campanha, inclusive com o objetivo de disseminar a importância desta temática, envolvendo também pessoas além do âmbito interno da IDES.

A Comissão de Sustentabilidade da IDES é atualmente composta por Adriana, Supervisora do Setor de Serviços Gerais; Ana Quitéria, Pedagoga do Centro de Educação Infantil Girassol - CEIG; Carlise, Assistente Social do Núcleo Formação e Trabalho - NUFT; Cibele, Coordenadora Geral da Instituição; Fabrícia, Pedagoga do CEIG; Salete, Pedagoga do Núcleo Arte Educação – NAE; Mayara auxiliar de Recursos Humanos - RH e Suzanne, do setor de Mobilização e Marketing.

Dentre as principais ações realizadas, desde então, se destaca a quase total eliminação do fornecimento e do uso de copos descartáveis por colaboradores e usuários da IDES. Tínhamos em média um consumo mensal de 15 mil unidades, número impactante em um planeta já saturado de resíduos descartáveis. Buscando mudar esse quadro, foram distribuídas a todos os colaboradores canecas a serem utilizadas no ambiente de trabalho e squeezes aos adolescentes. Reduzimos, dessa forma, o consumo de copos descartáveis aos visitantes e em eventos promovidos na Instituição.

Também merece destaque a implementação de coleta e preocupação com destinação correta de produtos específicos e altamente poluentes, como pilhas, lâmpadas e óleo d