top of page

Escutar, Compartilhar, Construir uma História de Grande Significado...



O Lar São Vicente de Paulo executa um serviço de acolhimento institucional para meninos e meninas de 0 a 6 anos de idade, 8 anos no caso de grupos de irmãos. São crianças encaminhadas pelos Órgãos competentes, Conselho Tutelar ou Juizado da Infância, por se encontrarem com direitos violados. Permanecem no abrigo enquanto aguardam sentença judicial que vai definir o seu retorno para família de origem ou encaminhamento para adoção, o que for melhor para a criança.

Cabe ao Lar/Abrigo atender todas as necessidades da criança. O que significa acolher suas dúvidas, angústias e o sofrimento pelo afastamento da família, preservando e respeitando sempre a sua história de origem.

Pensando nisso, o Lar São Vicente de Paulo desenvolve o Projeto “Fazendo Minha História, concebido pelo Instituto Fazendo História, que tem por objetivo, proporcionar meios de expressão para que cada criança possa entrar em contato, conhecer e registrar sua história de vida em um álbum que a mesma levará consigo ao sair do abrigo.

O projeto é desenvolvido por voluntários capacitados que dedicam às crianças uma hora por semana do seu tempo. Inicia com a mediação de leitura, que vai favorecer a construção de vínculo entre voluntário e criança, além de despertar o gosto pelo mundo das histórias, pela possibilidade de compartilhá-las e escutá-las e desenvolver o prazer pela leitura.

O álbum tem sido importante facilitador no processo de aproximação entre crianças e famílias adotivas. Para as crianças representa algo que lhe pertence e é só seu. Isso tem um significado muito importante para quem mora provisoriamente em uma casa com 20 crianças.

No mês de março, realizamos na IDES, uma capacitação para novos voluntários desse projeto, juntamente com outros dois abrigos de Florianópolis.

Foi gratificante contar com a participação de mais de trinta voluntários com 100% de frequência nos três dias da formação.

Gratificante ouvir o depoimento, ao finalizar a capacitação, de pessoas encantadas com o projeto e com o desejo de iniciar imediatamente.

298 visualizações0 comentário
bottom of page