A Importância do bom clima organizacional nas Empresas


Autora: Joseane Zeiser - Analista de Recursos Humanos

Administrar e manter as pessoas motivadas são a grande preocupação das organizações e o objetivo de muitos gestores, para manter equipes unidas e focadas no trabalho a ser desenvolvido. Isso faz com que se busquem, cada vez mais, alternativas para motivar os colaboradores visando o sucesso profissional, um melhor clima organizacional e um bom desempenho das equipes. O objetivo é fazer com que os colaboradores “vistam a camisa”, uma vez que, um colaborador motivado se torna mais seguro e comprometido no exercício profissional, porém, cada pessoa tem uma forma diferente de se sentir estimulado, daí a importância dos gestores estarem atentos e acompanhar de perto suas equipes.

Ao ser percebido, o colaborador passa a se sentir valorizado e integrado às políticas da organização. De acordo com Chiavenato (2004), a motivação é um fator interno que merece extrema atenção, pois é através da motivação que os colaboradores demonstram prazer em realizar suas tarefas e se sentem realizados com os resultados que obtém. O colaborador deve perceber sua importância na equipe. Para isso, os gestores devem abrir espaço para discussão de novas ideias. Ao estimularem a criatividade, o resultado final será sempre em prol da organização.


"A verdadeira liderança decorre do poder de competência ou do poder de referência do líder, ou seja, baseia-se na pessoa do líder. O que caracteriza a verdadeira liderança é a capacidade efetiva de gerar resultados por meio das pessoas".