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A Importância do bom clima organizacional nas Empresas


Autora: Joseane Zeiser - Analista de Recursos Humanos

Administrar e manter as pessoas motivadas são a grande preocupação das organizações e o objetivo de muitos gestores, para manter equipes unidas e focadas no trabalho a ser desenvolvido. Isso faz com que se busquem, cada vez mais, alternativas para motivar os colaboradores visando o sucesso profissional, um melhor clima organizacional e um bom desempenho das equipes. O objetivo é fazer com que os colaboradores “vistam a camisa”, uma vez que, um colaborador motivado se torna mais seguro e comprometido no exercício profissional, porém, cada pessoa tem uma forma diferente de se sentir estimulado, daí a importância dos gestores estarem atentos e acompanhar de perto suas equipes.

Ao ser percebido, o colaborador passa a se sentir valorizado e integrado às políticas da organização. De acordo com Chiavenato (2004), a motivação é um fator interno que merece extrema atenção, pois é através da motivação que os colaboradores demonstram prazer em realizar suas tarefas e se sentem realizados com os resultados que obtém. O colaborador deve perceber sua importância na equipe. Para isso, os gestores devem abrir espaço para discussão de novas ideias. Ao estimularem a criatividade, o resultado final será sempre em prol da organização.


"A verdadeira liderança decorre do poder de competência ou do poder de referência do líder, ou seja, baseia-se na pessoa do líder. O que caracteriza a verdadeira liderança é a capacidade efetiva de gerar resultados por meio das pessoas".

(CHIAVENATO, 2004, p.334)

O desempenho dos gestores é um fator relevante para o sucesso da organização. Estes devem estar preparados para orientar e liderar suas equipes. São eles que irão nortear os colaboradores e influenciar atitudes e comportamentos. Um gestor despreparado será um risco para o sucesso da organização.

A motivação dos colaboradores não se resume à remuneração. Há outros fatores importantes que devem ser considerados: as relações interpessoais, sendo, o ambiente de trabalho, o relacionamento com os demais colaboradores e com o próprio gestor são estímulos que contribuem para a motivação no trabalho.

O papel dos gestores é o de conseguir atrelar os objetivos profissionais dos colaboradores aos interesses da organização, pois pessoas motivadas garantem resultados positivos e esse será o diferencial para manter-se à frente num mercado competitivo.


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