top of page

"Semana São Vicente de Paulo"


Dia 27 de setembro, comemora-se o Dia de São Vicente de Paulo. Talvez, nem todos saibam, mas São Vicente é o Patrono da Irmandade do Divino Espírito Santo e também dá nome à nossa casa de acolhimento. Entre seus feitos, consta uma das maiores obras de caridade do século XVII - um asilo para abrigar 40.000 crianças pobres - obra subsidiada pelo rei e pelos nobres do reino.


Abaixo, deixamos um trecho do livro "Nos passos de São Vicente de Paulo", de Luiz Alexandre Solano Rossi, para reflexão.

"Vicente de Paulo nasceu no dia 24 de abril de 1581, num pequeno lugarejo chamado Pouy, no sul da França, numa região periférica e das mais pobres do reino. Era o terceiro de seis filhos – quatro rapazes e duas moças – de um casal de camponeses pobres: João e Bertranda Demoras. Sua vida de camponês marcará profundamente seu modo de ser e de viver, mesmo que tenha vivido no campo somente até os quinze anos. A vida era sofrida e de muito trabalho. Mas logo seus pais perceberam que o pequeno Vicente tinha qualidades fora do comum, e que seria possível encaminhá-lo para os estudos, assegurando dessa forma, os interesses de sobrevivência da família. A vida religiosa naquela época era o caminho por excelência para assegurar certa tranquilidade à família. Ao menos, pensavam, os padres estavam ao abrigo da fome e da pobreza.

Na periferia da sociedade e em meio à pobreza é que Deus foi buscar uma criança para ser santa. Deus nos surpreende constantemente. Afinal, somos acostumados a olhar com bons olhos somente para o que é central e bem localizado; pensamos que é no centro que residem as boas pessoas, e, de forma contrária, que da periferia só poderiam emergir as contradições, a violência e a pobreza. Pois foi, justamente no fim do mundo, desde o reverso da história, que Deus foi chamar aquele que deveria impactar não somente a igreja de sua época, mas também a sociedade.

Os pais de Vicente faziam planos para seu filho, desconhecendo os planos de Deus. Pensemos, por um instante, que é Deus quem guia nossas vidas. Ele é o Alfa e o Ômega: jamais os pais de Vicente poderiam imaginar que ali entre seus seis filhos se encontrasse aquele que deveria ser, em poucos anos, uma figura determinante na história da Igreja e da sociedade. É natural que pais façam planos para seus filhos. Faz parte das tarefas e preocupações de cada pai e mãe o futuro de seus filhos. Tudo muito natural, importante e necessário! Todavia, sempre é importante deixar a porta aberta para as surpresas de Deus, com seus planos formidáveis."

Durante o período de 24/09 a 04/10, aqui na IDES, acontecerão várias atividades em sua homenagem. Iniciamos no dia 24 de setembro, com uma missa especial, que contou com o Ingresso de novos Irmãos.. Também tivemos apresentação do Coro "Vozes do Divino" do Núcleo Arte e Educação - NAE ( 26/09). No dia 30, será a vez da apresentação teatral que conta um pouco sobre a história de vida de São Vicente, realizada pelas crianças do Centro de Educação Infantil Girassol – CEIG. No dia 04 de Outubro, as voluntárias da IDES servirão a Sopa de São Vicente de Paulo, que é uma das tradições mais antigas da Irmandade em homenagem ao Dia de São Vicente.

97 visualizações0 comentário
bottom of page