top of page

Uma Jornada de 46 anos de Aprendizado!



O Núcleo Formação e Trabalho (NUFT) nasceu da antiga PROMENOR (Associação Promocional do Menor Trabalhador) em 1971. Florianópolis tinha muitos meninos em situação de rua e movida por esta problemática, a primeira dama do Estado e do Município foi estimulada a criar um programa para atendê-los.

Como toda criança e adolescente, o programa teve sua fase de desenvolvimento e amadurecimento. Em 1972, foi encaminhado pela PROMENOR o primeiro jovem ao mercado de trabalho, para exercer atividades no Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), e, no mesmo ano, foram encaminhados 10 office-boys para a Companhia de Águas e Saneamento (CASAN). Ao longo de 46 anos, o programa foi sendo ampliado gradativamente até chegar nos moldes atuais.

Hoje, presta serviços na formação técnico-profissional de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, embasado na Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, por meio dos cursos de Aprendiz em Serviços Bancários, Aprendiz em Serviços Administrativos, Financeiros e Comerciais, Aprendiz em Logística e Aprendiz em Tecnologia da Informação.


O programa incentiva a capacitação profissional inicial, resultando na diminuição do nível de desemprego entre os jovens. No contexto social, o programa é ainda mais relevante, pois dá prioridade de atendimento às situações de vulnerabilidade social, contribuindo desta forma com o afastamento dos jovens das ameaças da criminalidade, violência e consumo de drogas, dando a eles a oportunidade de se tornarem cidadãos plenos a partir do acesso ao conhecimento, à tecnologia, ao aprendizado e ao desenvolvimento de carreira dentro de empresas parceiras da aprendizagem.

O NUFT desenvolve durante todos esses anos, um trabalho diferenciado em Florianópolis, por entender que a juventude é um momento único e importante para o desenvolvimento profissional e a aprendizagem qualificada é fundamental para oportunizar aos jovens um crescimento saudável e duradouro. Frente a este ideal, o núcleo oferece apoio psicológico e pedagógico para o aprendiz, disponibiliza uma equipe multidisciplinar qualificada, monitora as atividades práticas do aprendiz na empresa, acompanha a frequência e o rendimento escolar, realiza avaliações do processo de aprendizagem durante todo o contrato, aplica teste de proficiência no processo de seleção dos candidatos para o curso Aprendiz em Tecnologia da Informação e fomenta o empreendedorismo com foco em inovação nas formações teóricas/práticas de todos os cursos oferecidos.


Os resultados desta atuação são vistos na inserção dos jovens no mercado de trabalho posterior ao término da aprendizagem, no desenvolvimento profissional técnico e acadêmico e na ampliação da renda familiar. Mas o núcleo não somente prepara o jovem para a vida profissional, o aprendizado vai muito além de uma aula expositiva ou leituras de apostila. As vivências e experiências são, em sua maioria, lúdicas, transversalizadas aos conteúdos obrigatórios, compartilhadas e criadas no coletivo. A construção do conhecimento é horizontal. Aprendiz e educador juntos elaboram o presente e projetam o futuro, considerando as individualidades, as diversas realidades de vida e a vontade de cada um.

A educação profissional, ética, humanista e conscientizadora é levada a sério em cada planejamento e desenvolvimento de atividade, pois acreditamos que, somente desta forma, conseguiremos engajar, transformar, empoderar positivamente a juventude, fortalecer a cidadania e incentivar a procura de novos caminhos!

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Paulo Freire

#NUFT #Aprendizagem

42 visualizações0 comentário
bottom of page