Uma Jornada de 46 anos de Aprendizado!



O Núcleo Formação e Trabalho (NUFT) nasceu da antiga PROMENOR (Associação Promocional do Menor Trabalhador) em 1971. Florianópolis tinha muitos meninos em situação de rua e movida por esta problemática, a primeira dama do Estado e do Município foi estimulada a criar um programa para atendê-los.

Como toda criança e adolescente, o programa teve sua fase de desenvolvimento e amadurecimento. Em 1972, foi encaminhado pela PROMENOR o primeiro jovem ao mercado de trabalho, para exercer atividades no Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), e, no mesmo ano, foram encaminhados 10 office-boys para a Companhia de Águas e Saneamento (CASAN). Ao longo de 46 anos, o programa foi sendo ampliado gradativamente até chegar nos moldes atuais.

Hoje, presta serviços na formação técnico-profissional de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, embasado na Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, por meio dos cursos de Aprendiz em Serviços Bancários, Aprendiz em Serviços Administrativos, Financeiros e Comerciais, Aprendiz em Logística e Aprendiz em Tecnologia da Informação.


O programa incentiva a capacitação profissional inicial, resultando na diminuição do nível de desemprego entre os jovens. No contexto social, o programa é ainda mais relevante, pois dá prioridade de atendimento às situações de vulnerabilidade social, contribuindo desta forma com o afastamento dos jovens das ameaças da criminalidade, violência e consumo de drogas, dando a eles a oportunidade de se tornarem cidadãos plenos a partir do acesso ao conhecimento, à tecnologia, ao aprendizado e ao desenvolvimento de carreira dentro de empresas parceiras da aprendizagem.

O NUFT desenvolve durante todos esses anos, um trabalho diferenciado em Florianópolis, por entender que a juventude é um momento único e importante para o desenvolvimento profissional e a aprendi