Aprendizes da IDES realizam ação social em parceria com o SESC e a Junior Achievement.

A Quebra de Estigmas e o Fortalecimento da Empatia: A Ação da ONG SEAF


Autor: Murilo Lima Denardi

Jovens Aprendizes registram festa que organizaram para a Orionópolis.

No dia 22 de Agosto de 2019, a turma matutina de quinta-feira do curso de Serviços Administrativos Financeiros e Comerciais do Formação Aprendiz ingressaram, com parceria de voluntários do SESC, no projeto Liderança Comunitária da Junior Achievement. Esta iniciativa possui o objetivo de “despertar nos jovens o espírito de liderança, trabalhando com os conceitos de Terceiro Setor e projetos sociais, através do método Aprender-Fazendo.”


A turma de aprendizes em questão deu corpo para a SEAF: Solidariedade, Empatia, Amor e Felicidade, com a intenção de trabalhar com a Instituição Orionópolis Catarinense.

A Orionópolis Catarinense oferece tratamento contínuo e moradia para pessoas com deficiências múltiplas, contando com profissionais de diversas áreas. De caráter filantrópico, a instituição se preocupa em fornecer alimentação, amor, carinho e atenção aos seus moradores.

A SEAF escolheu este público por vários motivos, porém aquele considerado um consenso unânime entre os colegas da turma foi: a necessidade de diminuir o estranhamento e o distanciamento com o público deficiente. Reduzindo preconceitos, quebrando estigmas, proporcionando inclusão e fortalecendo empatia.


Nas palavras dos aprendizes, que acabaram se tornando a missão da organização, a sua filosofia é: “Provocar a autorreflexão através da empatia com a intenção de identificar e atender as demandas da Instituição Orionópolis Catarinense. Por meio de ações realizadas por jovens atores sociais que visam à equidade e a alegria.” Vale também apontar, como complemento, a visão da SEAF: “Encorajar jovens e adolescentes a questionarem preconceitos motivando ações de impacto social a partir de parcerias com instituições da sociedade civil.”


Com segurança, posso apontar que tais motivações e objetivos foram cumpridos. Entretanto, como?

Qual fora a ação da ONG SEAF? Ao visitarem a instituição e seu espaço, ao conhecerem alguns dos moradores de lá e ao interagirem com os profissionais ali atuantes, os aprendizes procuraram por demandas e necessidades do público deste contexto.


Sendo identificado a necessidade de produtos de necessidade básica e reforma do espaço de convivência, a SEAF decidiu realizar uma doação dos produtos, com arrecadações feitas tantos nas empresas conveniadas com o Formação Aprendiz e dentro do próprio espaço da IDES, além de disponibilizarem a pintarem os bancos da área externa.


Apoiadores do Evento

Ambas as ações foram entregues no dia da festa dos aniversariantes do mês da Orionópolis Catarinense, onde os próprios aprendizes planejaram, organizaram e executaram a decoração da festa com a temática safari. Doces, salgados e refrigerantes também foram fornecidos pela SEAF. Assim, os aprendizes puderam criar e reforçar laços com os moradores e profissionais da instituição.


Com a festa, os moradores cantaram, dançaram, brincaram e celebraram com a turma de jovens, onde muitos nunca tiveram contato direto com pessoas com deficiência. Emocionante e intenso, o evento proporcionou momentos que, com certeza, marcaram a todos.


Moradores da Orionópolis emocionados.

Esperamos que esta experiência sirva de motivação e inspiração para outros adolescentes e jovens que, por mais que exista vontade, se perguntam como podem realizar uma ação com impacto positivo a outras pessoas e grupos, deixando sua marca e garantindo felicidade e bem-estar ao próximo.


A atitude da ONG SEAF, através do programa Liderança Comunitária da Junior Achievement, em parceria com o SESC e IDES, deixou uma importante lição para estes jovens: é possível fazer o bem, basta agir.


48 visualizações
Atuamos de forma compatível  à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, em especial
os ODS nº 4, 8, 10 e 16

 IDES: Rua Emílio Blum, 124 - Centro - Florianópolis - Cep. 88020-010 - Telefone: (48) 3224-5008 - E-mail: contato@ides-sc.org.br

© 2016 / 2020  Feito com 🧡 por Marketing IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo 

MODS-SC-Selo 2019-PJ.png
8.jpg
ODS 10.jpg
16.jpg