A Quebra de Estigmas e o Fortalecimento da Empatia: A Ação da ONG SEAF
Autor: Murilo Lima Denardi

No dia 22 de Agosto de 2019, a turma matutina de quinta-feira do curso de Serviços Administrativos Financeiros e Comerciais do Formação Aprendiz ingressaram, com parceria de voluntários do SESC, no projeto Liderança Comunitária da Junior Achievement. Esta iniciativa possui o objetivo de “despertar nos jovens o espírito de liderança, trabalhando com os conceitos de Terceiro Setor e projetos sociais, através do método Aprender-Fazendo.”
A turma de aprendizes em questão deu corpo para a SEAF: Solidariedade, Empatia, Amor e Felicidade, com a intenção de trabalhar com a Instituição Orionópolis Catarinense.
A Orionópolis Catarinense oferece tratamento contínuo e moradia para pessoas com deficiências múltiplas, contando com profissionais de diversas áreas. De caráter filantrópico, a instituição se preocupa em fornecer alimentação, amor, carinho e atenção aos seus moradores.
A SEAF escolheu este público por vários motivos, porém aquele considerado um consenso unânime entre os colegas da turma foi: a necessidade de diminuir o estranhamento e o distanciamento com o público deficiente. Reduzindo preconceitos, quebrando estigmas, proporcionando inclusão e fortalecendo empatia.

Nas palavras dos aprendizes, que acabaram se tornando a missão da organização, a sua filosofia é: “Provocar a autorreflexão através da empatia com a intenção de identificar e atender as demandas da Instituição Orionópolis Catarinense. Por meio de ações realizadas por jovens atores sociais que visam à equidade e a alegria.” Vale também apontar, como complemento, a visão da SEAF: “Encorajar jovens e adolescentes a questionarem preconceitos motivando ações de impacto social a partir de parcerias com instituições da sociedade civil.”
Com segurança, posso apontar que tais motivações e objetivos foram cumpridos. Entretanto, como?
Qual fora a ação da ONG SEAF? Ao visitarem a instituição e seu espaço, ao conhecerem alguns dos moradores de lá e ao interagirem com os profissionais ali atuantes, os aprendizes procuraram por demandas e necessidades do público deste contexto.
Sendo identificado a necessidade de produtos de necessidade básica e reforma do espaço de convivência, a SEAF decidiu realizar uma doação dos produtos, com arrecadações feitas tantos nas empresas conveniadas com o Formação Aprendiz e dentro do próprio espaço da IDES, além de disponibilizarem a pintarem os bancos da área externa.

Ambas as ações foram entregues no dia da festa dos aniversariantes do mês da Orionópolis Catarinense, onde os próprios aprendizes planejaram, organizaram e executaram a decoração da festa com a temática safari. Doces, salgados e refrigerantes também foram fornecidos pela SEAF. Assim, os aprendizes puderam criar e reforçar laços com os moradores e profissionais da instituição.
Com a festa, os moradores cantaram, dançaram, brincaram e celebraram com a turma de jovens, onde muitos nunca tiveram contato direto com pessoas com deficiência. Emocionante e intenso, o evento proporcionou momentos que, com certeza, marcaram a todos.

Esperamos que esta experiência sirva de motivação e inspiração para outros adolescentes e jovens que, por mais que exista vontade, se perguntam como podem realizar uma ação com impacto positivo a outras pessoas e grupos, deixando sua marca e garantindo felicidade e bem-estar ao próximo.
A atitude da ONG SEAF, através do programa Liderança Comunitária da Junior Achievement, em parceria com o SESC e IDES, deixou uma importante lição para estes jovens: é possível fazer o bem, basta agir.