Aprendizes da IDES realizam ação social em parceria com o SESC e a Junior Achievement.

A Quebra de Estigmas e o Fortalecimento da Empatia: A Ação da ONG SEAF


Autor: Murilo Lima Denardi

Jovens Aprendizes registram festa que organizaram para a Orionópolis.

No dia 22 de Agosto de 2019, a turma matutina de quinta-feira do curso de Serviços Administrativos Financeiros e Comerciais do Formação Aprendiz ingressaram, com parceria de voluntários do SESC, no projeto Liderança Comunitária da Junior Achievement. Esta iniciativa possui o objetivo de “despertar nos jovens o espírito de liderança, trabalhando com os conceitos de Terceiro Setor e projetos sociais, através do método Aprender-Fazendo.”


A turma de aprendizes em questão deu corpo para a SEAF: Solidariedade, Empatia, Amor e Felicidade, com a intenção de trabalhar com a Instituição Orionópolis Catarinense.

A Orionópolis Catarinense oferece tratamento contínuo e moradia para pessoas com deficiências múltiplas, contando com profissionais de diversas áreas. De caráter filantrópico, a instituição se preocupa em fornecer alimentação, amor, carinho e atenção aos seus moradores.

A SEAF escolheu este público por vários motivos, porém aquele considerado um consenso unânime entre os colegas da turma foi: a necessidade de diminuir o estranhamento e o distanciamento com o público deficiente. Reduzindo preconceitos, quebrando estigmas, proporcionando inclusão e fortalecendo empatia.


Nas palavras dos aprendizes, que acabaram se tornando a missão da organização, a sua filosofia é: “Provocar a autorreflexão através da empatia com a intenção de identificar e atender as demandas da Instituição Orionópolis Catarinense. Por meio de ações realizadas por jovens atores sociais que visam à equidade e a alegria.” Vale também apontar, como complemento, a visão da SEAF: “Encorajar jovens e adolescentes a questionarem preconceitos motivando ações de impacto social a partir de parcerias com instituições da sociedade civil.”