top of page

A SIMPLICIDADE



Por que insistimos em falar e escrever difícil? Por que não somos claros e objetivos, já que o importante, na comunicação, é que as pessoas entendam a mensagem que está sendo transmitida?

No programa “Não Complica o que é Fácil, em 5 Min”, o novo Secretário de Educação de Florianópolis, Prof. Dr. Maurício Fernandes Pereira, relaciona o tema com a expressão “ser humano”. Complicar é desumano.

Simplicidade, também foi o assunto do programa, deste dia 08.02 do Prof. Carlos Martendal, em “Palavra Viva”, na Rádio Cultura AM 1500, do qual colhemos subsídios para esta mensagem.

Ensina o dicionário que “simplicidade é a ausência de complicação, qualidade do que é simples, caráter daquele que é sincero, franqueza, pureza”.

Até o salmista garante: “O Senhor protege os simples” (Sl 116,6).

No livro de Clóvis Bovo, “365 Dias – 365 Histórias”, publicado pela Editora Santuário, encontramos lições práticas sobre o importante assunto.

Georg Henrik von Wright, filósofo finlandês que morreu em 2003, dizia: “O ensinamento dos grandes homens tem, com frequência, uma simplicidade e uma naturalidade que faz o que é difícil parecer fácil de aprender”.

Recentemente, o Papa Francisco, disse-nos: “O estilo de Deus é a simplicidade; inútil procurá-lo no espetáculo mundano”.

E o Padre Gabriel de Santa Maria Madalena escreve, em “Intimidade Divina”: “Deus é simples; o homem, ao contrário, é muito complicado”.

Até Johannes Kepler, astrônomo e matemático alemão, falecido em 1630, afirmava: “A natureza ama a simplicidade”.


Você já tinha pensado nisso?

Não é fácil aprender a ser simples e humilde, mas os exemplos mostram com eloquência impressionante. Até palavras de poucas sílabas são empregadas para expressar grandeza ou seu valioso significado em nossa existência. Alguns exemplos: Deus, Alá, ar, amor, avó, avô, água, ano, arte, avião, ai, alô, andar, bom, bem, cor, comer, cantar, chorar, dar, dor, dia, dom, eco, eu, fogo, feliz, fé, flor, falar, fim, gás, gol, hoje, hino, ira, início, Jesus, júri, lar, ler, leão, luz, lua, livro, lição, lago, lei, mãe, Maria, mão, mês, mau, mal, mar, mundo, morte, nós, não, navio, noite, Natal, orar, ouvir, olhar, ovo, ousar, pai, pão, povo, paz, Páscoa, rei, razão, raio, rir, sol, ser, sim, servir, sorrir, sentir, subir, som, sorte, terra, trem, tu, vida, ver, vento, voz, vós...

Moral da história: a vida é simples, nós é que temos a mania de complicar.

Para nunca mais nos esquecermos desta “lição”, sugerimos a música Simplicidade da banda mineira de rock alternativo, Pato Fu, formada em 1992, que, no final, nos diz: “Quanto mais simplicidade, melhor o nascer do dia”.

O lugar do prolixo é no lixo!

Mensagem do Provedor da IDES Ademar Arcângelo Cirimbelli, Fevereiro de 2017.

101 visualizações0 comentário
bottom of page