top of page

Caminhos do Sucesso

Autor:

Ademar Arcângelo Cirimbelli


Um rei mandou seu filho estudar com um conceituado Mestre, com o objetivo de prepará-lo para o suceder. Quando o príncipe chegou, o Mestre mandou-o sozinho para uma floresta. Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever todos os sons da floresta. O príncipe retornou, após um ano, e o Mestre lhe pediu para descrever todos os sons que conseguira ouvir.

Então, disse o príncipe:

- Mestre, pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus...

Concluído o relato, o Mestre pediu que o príncipe retornasse à floresta, para ouvir tudo mais que fosse possível. Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu à ordem, pensando:

- Não entendo, eu já distingui todos os sons da floresta... Por dias e noites, ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo...

Mas, não conseguia distinguir nada de novo, além daquilo que havia dito ao Mestre. Porém, certa manhã, começou a perceber sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes. E, quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. Pensou:

- Esses devem ser os sons que o Mestre queria que eu ouvisse...

E, sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, atentamente. Queria ter certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou ao templo, o Mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir. Paciente e respeitosamente, o príncipe disse:

- Mestre, quando prestei atenção, pude ouvir o quase inaudível som das flores se abrindo, o som do sol nascendo e aquecendo a terra, o da grama bebendo o orvalho da noite...

O Mestre sorrindo, acenou com a cabeça em sinal de aprovação, e disse:

- Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma grande pessoa e ser bem sucedido. Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados, a expressão facial e suas queixas silenciosas, uma pessoa pode inspirar confiança a seu redor; entender o que está errado e atender às reais necessidades de cada um.

Eis um dos segredos do Sucesso!

Texto de autor desconhecido.


55 visualizações0 comentário
bottom of page