🌎 Como salvar o planeta em 365 dias*

Autor Lucas Belocurov


Por que datas comemorativas são tão importantes e como elas podem salvar as nossas vidas e o planeta terra?

Praticamente, para cada dia do ano existe uma comemoração diferente. Iniciamos o ano no dia 01 de janeiro, com o Dia da Confraternização Universal e o Dia Mundial da Paz, e fechamos o calendário em 31 de dezembro com o Dia de São Silvestre**. Durante o mês de março, existem varias datas especiais, mas hoje, vamos falar um pouco sobre os dias importantes para o meio ambiente e que, de alguma maneira, “conversam” com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Com nossos dias cada vez mais curtos, devido aos inúmeros compromissos profissionais e pessoais, não conseguimos dar atenção para tudo que precisamos. Por isso, datas comemorativas são importantes. Elas servem para nos lembrar, colocar o trilho no lugar e acertar nosso caminho.

Vivemos em um planeta com recursos finitos, tudo que está sobre ele continuará nele para sempre, as coisas não somem, não desaparecem, apenas mudam suas composições. Toda a água que existe em nosso planeta está aqui há milhões de anos. Você bebe da mesma água que os dinossauros beberam, você respira o mesmo ar que respirou Cleópatra ou Jesus. Todo o lixo que você produzirá durante sua vida continuará neste planeta para sempre. Muitas vezes, o mandamos para um lugar bem longe, aonde nossos olhos geralmente não chegam. Mas sabemos que ele está cada vez mais perto. Vai chegar um momento que você não vai conseguir desviar os olhos e, mesmo que consiga, o cheiro não vai deixar você esquecê-lo.


Se tudo está e sempre esteve no nosso planeta, o que mudará então? O que muda é a forma que cuidamos de tudo isso. Lembre-se de que precisamos de mais de 200.000 anos para chegar ao primeiro bilhão de humanos e apenas mais 200 anos para chegar a 7 bilhões. Segundo estimativas da ONU, divulgadas em 2016, a população mundial chegará perto dos 10 bilhões até 2050. Pense, isso é um monte de gente consumindo e descartando todas as formas de produtos imagináveis. Como sobreviveremos em meio a tudo isso?

Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em dia 05 de março de 2017, os fatores de riscos ambientais- como as condições do ar, água contaminada, falta de saneamento e higiene - são responsáveis pela morte de 1,7 milhão/ano de crianças menores de cinco anos. Um segundo relatório também divulgado pela OMS, diz que a maioria destas mortes seriam evitadas com a redução dos riscos ambientais e o fornecimento de água potável para estas crianças.


Logo abaixo, estão as datas especiais que fazem referência ao Meio Ambiente diretamente, durante o mês de março. Também aproveitamos para associá-las a alguns dos ODS. Acredito que é muito importante sabermos quais são todos os ODS e se você quiser conhecer mais sobre eles basta clicar aqui.

13 de março – O Dia do Conservacionismo é um movimento político, ambiental e social que busca proteger os recursos e espaços naturais, as espécies e seus habitats. Inúmeros ODS´s podem ser destacados neste dia, como os: 6 - Água Potável e Saneamento; 7 - Energias Renováveis; 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12 - Produção e Consumo Sustentável; 13 - Ação Climática; 14 - Proteger a Vida Marinha e o 15 - Proteger a Vida Terrestre.

14 de março – O Dia dos Animais destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente. Os ODS 14 e 15 lembram que a vida humana depende de toda a vida animal. Não podemos permitir que espécies sejam dizimadas para sempre do nosso planeta, pois cada vez que isso ocorre, a nossa própria espécie fica em risco.

15 de março – O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor. Além de ser um dia de defesa de direitos, ele serve para repensarmos nossas escolhas sobre o que consumimos, como podemos ajudar nosso planeta realizando escolhas sustentáveis e que causem o menor impacto possível na vida terrestre. Esse é um ótimo dia para desenvolvermos estratégias para colocar em ação os ODS nº 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e o nº 12 - Produção e Consumo Sustentável.


16 de março – O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas serve para promover a conscientização da população sobre a importância de realizar ações que reduzam o impacto das mudanças climáticas. O ODS n° 13 fala especificamente sobre Ação Climática e como precisamos nos preparar para evitar os desastres naturais causados pela natureza, bem como sobre evitarmos as ações humanas que podem mudar o clima na terra.


22 de março – O objetivo do Dia Mundial da Água diz respeito a promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Os ODS n°14 sobre a Proteção da Vida Marinha e o n°6 sobre Água Potável e Saneamento apontam para a importância que a água tem para todo o ecossistema da terra. Hoje mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com a falta de água potável no planeta.

Sim, são muitos os desafios e eles não dependem apenas de nós, individualmente. Dependem dos nossos governantes, dependem da política interna e externa, das relações entre países, dependem de uma união global. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável devem ser ensinados para nossas crianças e adolescentes, compreendidos como uma maneira que o mundo tem de se unir por meio de uma causa. E não estamos falando de uma causa qualquer, mas sim da nossa própria sobrevivência, da qualidade de vida de nossos filhos e netos, de um mundo onde todos serão felizes e viverão num ambiente agradável e seguro.


Aqui, na IDES, nós somos signatários do Movimento Nacional ODS - Nós Podemos Santa Catarina. Também temos uma Comissão de Sustentabilidade que, ao longo do ano, desenvolve ações que possam minimizar o impacto de nossos hábitos ao planeta. Entre estas ações estão a coleta de esponjas de cozinha, pilhas e outros materiais para serem reciclados ou terem a destinação correta. Também, abolimos o uso de copos plásticos, instalamos um bicicletário para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte e realizamos inúmeras palestras dentro e fora da IDES sobre temas ambientais. O relatório das nossas atividades de sustentabilidade de 2017 pode ser acessado aqui.

Existem 365 dias no ano e inúmeras datas importantes sobre o meio ambiente. Vamos prestar mais atenção a cada uma delas, pois cumprir os ODS até 2030, que é o prazo final para que todas as mudanças sejam alcançadas, é nossa única esperança como humanidade para alcançarmos um futuro melhor.


*Texto publicado originalmente em em 12 de março de 2018 e atualizado de 01 de março de 2019

**São Silvestre I (Roma, 285 - 31 de dezembro de 335) foi Papa entre 31 de janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a Paz na Igreja. Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio. Festa em 31 de Dezembro. (Fonte Wikipédia).

#sustentabilidade

369 visualizações
Atuamos de forma compatível  à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, em especial
os ODS nº 4, 8, 10 e 16

 IDES: Rua Emílio Blum, 124 - Centro - Florianópolis - Cep. 88020-010 - Telefone: (48) 3224-5008 - E-mail: contato@ides-sc.org.br

© 2016 / 2020  Feito com 🧡 por Marketing IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo 

MODS-SC-Selo 2020-PJ-alta.png
8.jpg
ODS 10.jpg
16.jpg