Dia do Voluntariado



No dia 28 de agosto comemoramos o dia do trabalho voluntário. A história do voluntariado tem forte evidência na vida de São Vicente de Paulo, nascido na França, em 1581 e falecido em 1660. Costuma-se refletir sobre suas obras de caridade e fazer contrapontos com o trabalho social mais organizado nas instituições do terceiro setor. São Vicente de Paulo é o patrono do Lar que leva o seu nome, fundado em 1890, na Irmandade do Divino Espírito Santo.


São Vicente de Paulo foi um “organizador da caridade” e era inspirado em seu amor a Deus e aos pobres. Ele organizou muitas obras de caridade, doando-se inteiramente aos irmãos mais necessitados. Ele é considerado o “pai dos pobres” e provocou mudanças na Igreja Católica. Em 1885, o Papa Leão VIII declarou São Vicente de Paulo patrono das obras de caridade da Igreja Católica Apostólica Romana. São Vicente foi considerado um gigante da caridade, devido suas obras destinadas aos pobres, doentes, prisioneiros e órfãos. Em sua prática ele passou a restituir aos homens a sua dignidade e a consciência de seus direitos e deveres. Na guerra dos 30 anos, São Vicente organizou uma mesa popular que alimentava diariamente centenas de pessoas famintas. Fundou a sopa de São Vicente, que era distribuída aos pobres e essa prática ainda continua nos dias atuais. As origens do voluntariado se perdem na história, dentre outras ações, mutirões para construção de casas populares, reconstruções de cidades destruídas pós-guerras, combate a epidemias, como a peste negra medieval, gripe espanhola, além de ações emergenciais de diversas naturezas.


A IDES é uma entidade beneficente de assistência social voltada à promoção humana de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Foi fundada em 1773 e, durante toda a sua história, pela força do Divino Espírito Santo, manteve e mantém suas atividades com a parceria de centenas de voluntários, que movidos pelo espírito solidário, valores cristãos (fé, esperança e caridade), benevolência, empatia, realizam ações de caridade e filantropia.


A participação dos voluntários na IDES ocorre em várias atividades e serviços voltados à comunidade, desde a diretoria, toda formada de pessoas que atuam de forma gratuita e espontânea, como irmãos associados; além disso, de trabalhos mais recentes como o Bazar de Artesanato – Brechó do Divino. A parceria de sujeitos em trabalhos sociais, sem qualquer vínculo empregatício, também vem ocorrendo nas diversas edições da Divina Festa, que congrega, ao longo do tempo, muitas pessoas que devolvem para a comunidade ações responsáveis de exercício da cidadania.


Atualmente temos muitos voluntários que atuam nas diversas atividades técnicas da IDES, sejam no Lar São Vicente de Paulo, no Educarte, no Formação Aprendiz, e no Centro de Educação Infantil Girassol; além disso, em demais frentes de trabalho como a Comissão de Sustentabilidade, atividades de apoio à Coordenação Técnica, dentre outras.


Nosso carinho e gratidão aos voluntários que exercem seu trabalho de doação, com solicitude, bondade, misericórdia e amor, a serviço do bem-comum.


Florianópolis, 28 de agosto de 2020.



Izabel Carolina Martins Campos

Diretora de Assuntos Socioassitenciais da IDES

107 visualizações
Atuamos de forma compatível  à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, em especial
os ODS nº 4, 8, 10 e 16

 IDES: Rua Emílio Blum, 124 - Centro - Florianópolis - Cep. 88020-010 - Telefone: (48) 3224-5008 - E-mail: contato@ides-sc.org.br

© 2016 / 2020  Feito com 🧡 por Marketing IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo 

MODS-SC-Selo 2020-PJ-alta.png
8.jpg
ODS 10.jpg
16.jpg