Liderança Comunitária e a Empatia Social: as ações da Econsciente

Autores:

Educadores do Formação Aprendiz Murilo Dinardi e Indianara Silva


Os jovens participantes dos cursos de Aprendizagem do Núcleo de Formação e Trabalho da IDES, concluíram recentemente as suas ações no projeto Liderança Comunitária, desenvolvido pelo SESC em parceria com a Junior Achievement.



Os 23 jovens realizavam encontros semanais chamados de “jornadas”, todas as segundas-feiras das 8 horas às 12 horas. Tendo início no dia 21 de maio e seu fim marcado pela a formatura dos aprendizes no dia 13 de agosto.

A proposta do projeto trabalha através da análise sobre a condição local e atual da comunidade, detectando pontos que podem ser melhorados e estruturam uma organização comunitária para elaborarem ações de serviço comunitário e desenvolvem reflexões e iniciativas de liderança.

No caso da Econsciente, organização criada pelos aprendizes durante as jornadas, notou-se uma demanda de certo grupo social que, por muitas vezes, se encontra omisso pelos ambientes de informações atuais: a aldeia indígena Intanhaem, localizada no Morro da Palha em Biguaçu/SC.

Com palestras da Associação Litros de Luz, explicando e trabalhando as questões de sustentabilidade e das energias renováveis, e FLORAM, que tratou sobre a flora nativa catarinense e árvores invasoras presentes nela, os aprendizes estavam mais do que preparados para exercerem a sua empatia social e liderança comunitária.



Após receberem as necessidades repassadas pelo cacique da aldeia Intanhaem, os jovens iniciaram a arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis na instituição, com caixas de coletas na recepção da IDES e divulgação no Girassol (Creche da IDES). Além disso, foi criada a Exposição de Filmes da Liderança Comunitária, onde um de três filmes pré-selecionados era exibido através da votação do público e a doação de um quilo de alimento não perecível.

O surpreendente resultado de 145 alimentos diversos, 1041 peças de roupas, 67 pares de sapato, 33 mudas de árvores frutíferas além do composto (adubo), totalizando R$11.843,20 (Onze mil e oitocentos e quarenta e três reais com vinte centavos), demonstrou sucesso nas atividades executadas pela Econsciente.



A entrega destes itens ocorreu no dia 21 de julho, onde os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e tradição da aldeia. Como houve uma grande arrecadação de agasalhos, o projeto atendeu também os indígenas que estão vivendo no terminal desativado do Saco dos Limões, que fazem parte da aldeia Kaingang. Ao total a Econsciente beneficiou 150 indígenas de 2 aldeias.

Em apenas três meses, os jovens aprendizes abraçaram a oportunidade de entender o seu lugar e papel em sua comunidade e sociedade, estimulando o pensamento ético social, o sentimento empático e as ações comunitárias. Um corpo formado pelo pensar, sentir e agir coletivo.

Também vale ressaltar o desenvolvimento pessoal da responsabilidade, autonomia e iniciativa, notando ser possível ter consciência de sua situação, entender as suas vontades e desejos e provocar-se para alcançar os seus objetivos, tendo atitude e resiliência.


Dos inúmeros relatos obtidos ao fim do projeto, muitos dos aprendizes citaram a capacidade adquirida por eles de conseguirem fazer o bem sem pensar num retorno material, sendo movidos apenas pela vontade de querer ver o próximo em situações melhores, felizes. Tal capacidade entende a nossa vivência num mesmo espaço e que todos nós somos livres. Portanto, podemos refletir e concluir que nossa convivência pode mudar. Então, por que não mudar para melhor? Esse questionamento foi usado como motor primário dos jovens líderes comunitários da Econsciente.



#Aprendizagem #NUFT

76 visualizações
Atuamos de forma compatível  à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, em especial
os ODS nº 4, 8, 10 e 16

 IDES: Rua Emílio Blum, 124 - Centro - Florianópolis - Cep. 88020-010 - Telefone: (48) 3224-5008 - E-mail: contato@ides-sc.org.br

© 2016 / 2020  Feito com 🧡 por Marketing IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo 

MODS-SC-Selo 2019-PJ.png
8.jpg
ODS 10.jpg
16.jpg