top of page

Ecopranchas


Evento teste com ECOPRANCHAS construídas com garrafas pets recicladas foi um sucesso e também garantiu a acessibilidade para pessoas com deficiência na capital.

Durante toda a última sexta-feira (13), jovens aprendizes e colaboradores da Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES, juntamente com os apoiadores ACIF, AFLODEF e Doutorandos em Engenharia Mecânica da UFSC estiveram presentes na Lagoa da Conceição. Todos aproveitarem o lindo dia de sol para testarem as ecopranchas que foram construídas ao logo dos últimos meses pelos aprendizes da IDES.

No total foram construídas sete ecopranchas de stand up paddle, sendo que destas sete, duas foram adaptadas para pessoas com deficiência.


A representante da ACIF, Taciana Szulczewski, Diretora da Regional Lagoa se mostrou muito emocionada durante a fala de lançamento do evento e disse que “existem muitos projetos precisando de apoio na nossa cidade e que este desenvolvido pela IDES é um exemplo, por tratar de temas tão caros ao nosso tempo como acessibilidade, inclusão e sustentabilidade”.

A aprendiz Vitória Rupert estava muito animada para testar uma das pranchas “esta é a primeira vez que eu tenho a oportunidade de fazer este tipo de esporte, deve ser muito legal”.


O objetivo do projeto consistiu em orientar os adolescentes e jovens atendidos pelo Núcleo Formação e Trabalho – NUFT da Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES, na promoção da educação ambiental e inclusão de pessoas com deficiência, oportunizando aos atores, o contato com os conteúdos teóricos sobre o meio ambiente, o conhecimento acerca dos diversos princípios de sustentabilidade, além da reflexão sobre os principais problemas ambientais, buscando com isto, encontrar alternativas de preservação do Planeta. Sua realização foi possível graças ao financiamento do Programa de Apoio a Projetos (PAP) da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis - ACIF.


Segundo a coordenadora do Núcleo Formação e Trabalho, Karla Soraia Lima Moreira, “este projeto estimulou de forma lúdica, os jovens a compreenderem suas relações com a natureza, seus hábitos e seus comportamentos em relação ao consumo, compreender o ciclo do produto, desde o uso até o descarte, e refletirem sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente, por meio da reciclagem de materiais descartados”. Aliados a essa consciência ecológica e à reflexão sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, o projeto também visa ação prática a um projeto que atue com pessoas com deficiência”.

Após as oficinas teóricas, foram realizadas oficinas práticas sob orientação e supervisão dos Doutorandos em Engenharia Mecânica da UFSC, processo que envolveu ações desde a preparação das garrafas pet e demais materiais, até a conclusão da Ecoprancha (prancha de stand up paddle) apresentando como uma de suas versões, a prancha de stand up paddle adaptada para pessoas com deficiência.


Apoiadores do Evento:

- Casa do Panificador - Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - Iate Clube Veleiros da Ilha - Nutribem - Orion Distribuidora - Padaria Super Pão - SUP LAGOA - Stand Up Paddle - Unimed Grande Florianópolis

107 visualizações0 comentário
bottom of page