JANEIRO BRANCO, SAÚDE MENTAL É COISA SÉRIA

Em janeiro de 2014, nasceu uma campanha criada por psicólogos com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade brasileira para a importância de todos os assuntos relacionados ao universo da saúde e, em especial, a saúde mental. O mês de janeiro representa simbolicamente a renovação de planos e projetos de vida ao iniciar um novo ano. A cada janeiro somos convidados a refletir sobre nossas metas pessoais e as escolhas que temos feito para dar sentido à nossa vida.

Atualmente, os transtornos mentais e comportamentais tem afastado cada vez mais as pessoas do trabalho e a Organização Mundial da Saúde - OMS estima que eles atingem cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, o que representa 13% do total de todas as doenças. No topo da lista, figuram patologias como depressão e ansiedade. Da população mundial, 90% estão com estresse (OMS) e 70% dos brasileiros sofrem de estresse negativo. Com a pandemia, há um aumento dos casos de adoecimento mental e diante desses dados, faço o convite para que você pense sobre como está a sua qualidade de vida e os cuidados que tem tomado consigo.

Quando buscamos nossa saúde mental podemos experimentar uma vida mais feliz e ainda fortalecer o sistema imunológico para combater enfermidades. Confira algumas dicas para cuidar da sua saúde mental:

· Procure no seu dia-a-dia separar um horário para um autocuidado, descanso e prática de atividades físicas,

· Saiba dizer não para tudo aquilo que consome seu tempo, sobrecarrega e afeta seu bem-estar,

· Entre em contato com a natureza e faça pelo menos uns 10 minutos de respiração profunda cultivando o otimismo,

· Para cada pensamento negativo, mentalize três coisas boas na sua vida,

· Trabalhe com aquilo que te dá prazer e te deixa feliz,

· Cultive suas amizades e o convívio em família, mesmo que à distância nesse momento, ainda temos a tecnologia para facilitar essa aproximação,

Não tenha vergonha ou receio de procurar ajuda de um profissional caso seja difícil lidar com todas as adversidades da vida. Perceba as pessoas ao seu redor e veja se elas também necessitam de apoio. É preciso entender que depressão, crises de pânico, estresse e ansiedade não são brincadeiras, fraquezas ou frescuras das pessoas, o assunto é serio! Cuide de si para poder cuidar!



Dra. Deborah Riggenbach

Diretora de Assuntos Sócioassistenciais da IDES

Atuamos de forma compatível  à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, em especial
os ODS nº 4, 8, 10 e 16

 IDES: Rua Emílio Blum, 124 - Centro - Florianópolis - Cep. 88020-010 - Telefone: (48) 3224-5008 - E-mail: contato@ides-sc.org.br

© 2016 / 2020  Feito com 🧡 por Marketing IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo 

MODS-SC-Selo 2020-PJ-alta.png
8.jpg
ODS 10.jpg
16.jpg