O que você está lendo? Leia isto!



(Crianças do Centro de Educação Infantil Girassol da IDES)

“Estudos da História Moderna têm revelado que somos uma civilização construída sobre os fundamentos da escrita. O homem, no seu aspecto histórico-cultural, tem sido grandemente um produto do livro”.

Um recente relatório da UNESCO, sobre o hábito da leitura no mundo, conclui que “nenhum outro processo de comunicação – inclusive o eletrônico – é instrumento mais adequado do treino mental e fortalecimento do poder da imaginação do que o contato humano com o material impresso de boa qualidade: o livro”. Acrescenta: “No mundo de hoje e no de amanhã, jamais deixaremos de ser alunos. O educador moderno está aperfeiçoando esse ideal de educação permanente, em jovens e adultos”.

O renomado escritor argentino, Jorge Luís Borges, conceituou, com alcance universal, a importância do livro. Eis seu pensamento: “Dos muitos instrumentos inventados pelo homem, nenhum pode comparar-se, nem de longe, ao livro, porque os outros instrumentos são extensões, são mecanismos desse outro mecanismo que é o nosso corpo... Em troca, o livro é uma extensão da memória e da imaginação”.

A tecnologia nos oferece, hoje, o acesso à versão digital. No último dia 18 de abril, ao ser comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, foi lançada a versão digital de “Versos para os Pequeninos”, de João Köepke, escrito entre 1886 e 1897, mas nunca publicado!


(Crianças do Centro de Educação Infantil Girassol da IDES)

Todos temos um projeto de vida, desejosos de saber mais e conscientes da necessidade de saber mais, que é o caminho da realização pessoal e para vencermos a competitividade crescente. Nosso grande autor Monteiro Lobato já dizia que “um país se faz com homens e com livros”.

O editor Martin Claret, ao prefaciar a coleção “O Autor por ele mesmo”, concluiu:

Você nunca é o mesmo depois de ler um livro. Livro muda as pessoas. Livro muda o mundo. Leia mais para ser mais.

Ademar Arcângelo Cirimbelli,

Provedor da IDES, em agosto de 2017.

#Mensagemdoprovedor

50 visualizações
Atuamos de forma compatível  à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, em especial
os ODS nº 4, 8, 10 e 16

 IDES: Rua Emílio Blum, 124 - Centro - Florianópolis - Cep. 88020-010 - Telefone: (48) 3224-5008 - E-mail: contato@ides-sc.org.br

© 2016 / 2020  Feito com 🧡 por Marketing IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo 

MODS-SC-Selo 2020-PJ-alta.png
8.jpg
ODS 10.jpg
16.jpg