top of page

IDES - Novos Tempos...

Autor Lucas Belocurov

Quem somos?


A IDES é uma organização católica, filantrópica, assistencial e sem fins lucrativos, sediada em Florianópolis e gerenciada por uma diretoria voluntária, escolhida em eleição e renovada a cada dois anos. O provedor é o principal representante desta diretoria. Mantêm-se com doações, contribuições financeiras, promoções, convênios, apoios de parceiros e aluguéis. Todos os projetos da IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo estão abertos a toda à comunidade, funcionando por meio de inscrições. Também levamos em conta a análise socioeconômica para a priorização de alguns casos. Os projetos são totalmente gratuitos e estão disponíveis à população de toda a Grande Florianópolis. O Abrigo São Vicente de Paulo acolhe crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Vara da infância. Nestes programas são desenvolvidos inúmeros projetos de inclusão, capacitação, motivação, entre outros, sempre incentivando o protagonismo do público beneficiado para o exercício de sua cidadania. Em sua totalidade atendemos mais de 800 beneficiados diretos entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias por meio dos seus programas.

Histórico

O ano era 1773, a cidade Desterro, nela se desenrolava os primeiros sinais do desenvolvimento que nos elevaria a capital do Estado (1823) e posteriormente na gloriosa Florianópolis (1894). Neste momento histórico, fervilhavam acontecimentos importantes como a inauguração da Igreja Matriz (que mais tarde se elevaria a Catedral), a ocupação militar com a construção de fortes por toda a ilha, bem como a imigração açoriana que cada vez mais se acentuava. Junto dos açorianos veio sua cultura e seus costumes e, neste contexto histórico, é fundada a Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES, em 1773, para celebrarem o Culto ao Divino. Ao longo dos anos, as ações sociais da Irmandade se intensificam até que em 1910 é inaugurado o Asylo de Óprhãs São Vicente de Paulo. Em 1977 para complementar sua atuação com as crianças do Asylo é criado o Jardim de Infância Girassol e no mesmo ano também incorporada a Sociedade Promocional do Menor Trabalhador – Promenor. Durante muito tempo, a Promenor esteve em evidência na Grande Florianópolis pelo incomparável trabalho que realizou com crianças e adolescentes durante muitos anos. Foi criada pela mulher do Governador de Santa Catarina da época e atuava garantido a inserção profissional de “menores carentes” no mercado de trabalho. Após alguns anos de grande atuação na cidade começaram a passar por dificuldades financeiras para manterem o projeto. Desta maneira, em comum acordo, a IDES assumiu a Promenor, para assim manter os projetos em andamento e garantir o atendimento de centenas de crianças e adolescentes. Promenor sempre foi um nome forte na nossa região e até hoje ainda é lembrado com carinho por muitos. Ao mesmo tempo, para muitas pessoas ainda envolve menores carentes, menores trabalhadores, menores infratores... E a IDES entende que isso precisa mudar.

Evolução Constante

Com o passar dos anos, nossos projetos foram se atualizando e incorporando novas dimensões. A IDES continuou a manter os projetos da Promenor e este nome por vezes sobressaiu e ficou mais em evidência que a própria Irmandade do Divino do Espírito Santo. Nossa caminhada é constante e por sermos uma instituição bicentenária, muitos podem achar que estamos presos ao passado, mas compreendemos a importância da nossa história e entendemos a necessidade de evoluir. Sem esquecer toda a relevância do nome Promenor e compreendendo que era preciso darmos um passo adiante entendemos ser necessário abandonar alguns estigmas do passado que este nome ainda carregava e que não refletiam nosso atual posicionamento. Desta maneira não utilizaríamos mais o nome Promenor para divulgar este programa e a IDES estabeleceu novos entendimentos sobre seus Programas de atendimento. Com a atualização das leis nacionais, com a mudança de entendimento (conforme apresentado no texto anterior) e com a evolução natural da sociedade, a Diretoria da IDES compreendeu à luz do momento que seus projetos e programas deveriam passar a ter uma nova denominação. Depois de muito estudo, foi aprovada a apresentação de Núcleos que abarcariam os programas desenvolvidos pela IDES. Assim a IDES estabeleceu que seus 4 programas estavam divididos em 3 núcleos, NUI - Núcleo da Infância, NAE - Núcleo Arte Educação e NUFT – Núcleo Formação e Trabalho. Sendo que o Núcleo Arte Educação continuava abrigando os projetos da Promenor.

Novos tempos...

A IDES, fundada em 1773, já passou por inúmeras transformações internas, compreendeu mudanças históricas profundas, sobreviveu a invasões, reinados, ditaduras e sempre procurou se atualizar, entendendo seu caráter espiritual de culto ao Divino Espírito Santo e desenvolvendo cada vez mais obras assistenciais fundamentais para crianças e adolescentes da Grande Florianópolis.

Neste mês em que completamos 246 anos, damos mais um passo para o futuro e por entendermos que a sociedade evolui constantemente e a forma que comunicamos precisa se adequar as necessidades atuais, apresentamos nossa nova identidade visual. Compreendemos que o formato de “Núcleos” funcionou relativamente bem internamente durante algum tempo, mas que causou alguns atritos na comunicação externa e dificultou a compreensão e extensão dos nossos programas para a sociedade de modo geral. Cada programa desenvolvido dentro dos atuais Núcleos teve sua identidade visual criada ou atualizada e todos serão trabalhados, apresentados, divulgados com seu nome e identidade visual própria daqui pra frente.

O Lar São Vicente de Paulo e o Centro de Educação Infantil Girassol que estavam anteriormente dentro do NUI - Núcleo da Infância assumem o protagonismo de suas atividades e uma identidade visual única e atrativa que representam para a sociedade o incrível e relevante trabalho que executam.


O Programa assistencial mais antigo da IDES, fundado em 1910 como “Asylo de Orphans São Vicente de Paulo” e com certeza um dos programas que mais passou por transformações ao longo de sua existência de mais de um século. Em sua configuração atual e de acordo com as melhores práticas no cuidado de crianças o Lar São Vicente de Paulo atende crianças de 0 a 6 anos, violadas em seus direitos. O Lar abriga no máximo 20 crianças, conforme estabelecido pelo ECA em 1990.


O Centro de Educação Infantil Girassol – CEIG atende crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, em sistema de creche e pré-escola, com atividades diferenciadas e em situações diversificadas para que as crianças ampliem suas possibilidades de exercitar sua autonomia, liberdade e iniciativa. Atualmente o Centro de Educação Infantil Girassol atende 420 crianças em período integral com café da manhã, almoço e jantar.


No Núcleo Arte e Educação – NAE compreendemos que a evolução e entendimento sobre a personalização dos programas se torna cada vez mais importante na sociedade atual e que sua apresentação para a comunidade necessita de uma evolução. Sendo assim, apresentamos sua nova denominação: EducArte. A escolha de sua nova identidade levou em consideração que o NAE era o único programa da IDES que não tinha um nome. Também foi considerado o Núcleo que ele estava inserido e as atividades que este programa desenvolve.

O EducArte atende crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, prestando serviços de educação não formal, em período integral, oferecendo oficinas educativas voltadas para a reflexão e a ação, tendo como foco a arte, mediada pelas atividades de dança, apoio pedagógico, capoeira, artes plásticas, música, coro, esportes e informática. Atualmente atende, em média, 130 crianças e adolescentes por mês.


No Núcleo Formação e Trabalho – NUFT foi estabelecido algum tempo atrás o nome Formação Aprendiz. Este nome foi pensado para comunicar a essência do Programa de Aprendizagem Profissional que ele desenvolve e agora trabalharemos para fortalecer e difundir o nome oficial deste importante programa da IDES.

O Formação Aprendiz presta atendimento a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. Tem por objetivo capacitar, inserir e acompanhar os adolescentes no mercado de trabalho, proporcionando um processo de formação contínua, assegurando seus direitos trabalhistas e o exercício da cidadania de acordo com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, em consonância com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a Lei 10097/00, o Decreto 5598/05 e a Portaria 723/12. Esta inserção ocorre por meio de parceiras firmadas entre a Instituição e empresas de economia mista, públicas e privadas. Atualmente estão em capacitação profissional cerca de 200 beneficiados.

O futuro está apenas começando...

Não basta sonhar. É preciso acreditar e trabalhar com pessoas que acreditam no mesmo ideal. Aqui na Irmandade, todos trabalhamos para alcançarmos o mesmo objetivo. Acreditamos em um mundo melhor, acreditamos que todas as crianças terão seus direitos respeitados, acreditamos que, um dia, fecharemos as portas do nosso abrigo, pois todas as crianças terão um lar digno e carinhoso. Acreditamos que todos os jovens que quiserem trabalhar, o farão da melhor maneira possível e usarão de todas as suas capacidades para criar um novo futuro, repleto de oportunidades para todos. Acreditamos em famílias unidas, acreditamos em amar o próximo como a si mesmo e acreditamos que, com amor, todas as barreiras podem ser vencidas. Trabalhamos para transformar a realidade em que vivemos e buscamos parceiros que acreditem nestes mesmos ideais.


239 visualizações0 comentário
bottom of page