IDES - Novos Tempos...

Autor Lucas Belocurov

Quem somos?


A IDES é uma organização católica, filantrópica, assistencial e sem fins lucrativos, sediada em Florianópolis e gerenciada por uma diretoria voluntária, escolhida em eleição e renovada a cada dois anos. O provedor é o principal representante desta diretoria. Mantêm-se com doações, contribuições financeiras, promoções, convênios, apoios de parceiros e aluguéis. Todos os projetos da IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo estão abertos a toda à comunidade, funcionando por meio de inscrições. Também levamos em conta a análise socioeconômica para a priorização de alguns casos. Os projetos são totalmente gratuitos e estão disponíveis à população de toda a Grande Florianópolis. O Abrigo São Vicente de Paulo acolhe crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Vara da infância. Nestes programas são desenvolvidos inúmeros projetos de inclusão, capacitação, motivação, entre outros, sempre incentivando o protagonismo do público beneficiado para o exercício de sua cidadania. Em sua totalidade atendemos mais de 800 beneficiados diretos entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias por meio dos seus programas.

Histórico

O ano era 1773, a cidade Desterro, nela se desenrolava os primeiros sinais do desenvolvimento que nos elevaria a capital do Estado (1823) e posteriormente na gloriosa Florianópolis (1894). Neste momento histórico, fervilhavam acontecimentos importantes como a inauguração da Igreja Matriz (que mais tarde se elevaria a Catedral), a ocupação militar com a construção de fortes por toda a ilha, bem como a imigração açoriana que cada vez mais se acentuava. Junto dos açorianos veio sua cultura e seus costumes e, neste contexto histórico, é fundada a Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES, em 1773, para celebrarem o Culto ao Divino. Ao longo dos anos, as ações sociais da Irmandade se intensificam até que em 1910 é inaugurado o Asylo de Óprhãs São Vicente de Paulo. Em 1977 para complementar sua atuação com as crianças do Asylo é criado o Jardim de Infância Girassol e no mesmo ano também incorporada a Sociedade Promocional do Menor Trabalhador – Promenor. Durante muito tempo, a Promenor esteve em evidência na Grande Florianópolis pelo incomparável trabalho que realizou com crianças e adolescentes durante muitos anos. Foi criada pela mulher do Governador de Santa Catarina da época e atuava garantido a inserção profissional de “menores carentes” no mercado de trabalho. Após alguns anos de grande atuação na cidade começaram a passar por dificuldades financeiras para manterem o projeto. Desta maneira, em comum acordo, a IDES assumiu a Promenor, para assim manter os projetos em andamento e garantir o atendimento de centenas de crianças e adolescentes. Promenor sempre foi um nome forte na nossa região e até hoje ainda é lembrado com carinho por muitos. Ao mesmo tempo, para muitas pessoas ainda envolve menores carentes, menores trabalhadores, menores infratores... E a IDES entende que isso precisa mudar.

Evolução Constante

Com o passar dos anos, nossos projetos foram se atualizando e incorporando novas dimensões. A IDES continuou a manter os projetos da Promenor e este nome por vezes sobressaiu e ficou mais em evidência que a própria Irmandade do Divino do Espírito Santo. Nossa caminhada é constante e por sermos uma instituição bicentenária, muitos podem achar que estamos presos ao passado, mas compreendemos a importância da nossa história e entendemos a necessidade de evoluir. Sem esquecer toda a relevância do nome Promenor e compreendendo que era preciso darmos um passo adiante entendemos ser necessário abandonar alguns estigmas do passado que este nome ainda carregava e que não refletiam nosso atual posicionamento. Desta maneira não utilizaríamos mais o nome Promenor para divulgar este programa e a IDES estabeleceu novos entendimentos sobre seus Programas de atendimento. Com a atualização das leis nacionais, com a mudança de entendimento (conforme apresentado no texto anterior) e com a evolução natural da sociedade, a Diretoria da IDES compreendeu à luz do momento que seus projetos e programas deveriam passar a ter uma nova denominação. Depois de muito estudo, foi aprovada a apresentação de Núcleos que abarcariam os programas desenvolvidos pela IDES. Assim a IDES estabeleceu que seus 4 programas estavam divididos em 3 núcleos, NUI - Núcleo da Infância, NAE - Núcleo Arte Educação e NUFT – Núcleo Formação e Trabalho. Sendo que o Núcleo Arte Educação continuava abrigando os projetos da Promenor.