top of page

O Vestido Azul


Recebemos de uma Colaboradora a mensagem a seguir, que decidimos compartilhá-la.

Em um povoado muito pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita, mas sua mãe parecia não ter muito cuidado e a criança, quase sempre, andava suja. Além disso, suas roupas eram velhas e maltratadas. A garotinha estudava na 1ª série da escola local e, certo dia, seu professor ficou sensibilizado com a sua situação. Ele pensou:

- Como é que uma criança tão bonita pode vir tão desarrumada para a escola?


No final daquele mês, assim que recebe o seu salário, o professor tomou a decisão de ir a uma loja comprar um vestido azul e dar de presente à menina. E ela ficou ainda mais linda naquele vestido! Ao ver a filha vestida daquele jeito, a mãe percebeu o quanto era ruim mandar a garota à escola tão suja e despenteada. Assim, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar as unhas, mandar que escovasse os dentes... Naquele mesmo final de semana, o pai da menina disse à esposa: - Querida, você não acha vergonhoso que a nossa filhinha, sendo tão bela e arrumada, more em uma casa como esta, toda suja e caindo aos pedaços? Vamos combinar uma coisa: você cuida da faxina e eu, nas horas vagas, vou pintar as paredes, arrumar a cerca e dar um jeito no jardim.

Passadas algumas semanas, a casa da família da garotinha do vestido azul destacava-se na vila! As flores do jardim e a limpeza do quintal eram uma atração a todos os que por ali passavam. Diante disso, os vizinhos ficaram constrangidos e decidiram também pintar as fachadas de suas casas, plantar árvores e flores... Em pouco tempo, toda a vila estava transformada. Nem parecia a mesma de meses atrás. Então, um senhor muito influente na região percebeu a dedicação daquela comunidade e achou que ela merecia um auxílio das autoridades locais. Foi até o prefeito e lhe contou tudo o que estava acontecendo. Ele saiu da prefeitura com uma autorização de formar uma comissão para avaliar e listar as melhorias que a vila precisava. No final do mesmo ano, o chão de terra foi substituído por asfalto, o esgoto a céu aberto foi canalizado, as vias receberam iluminação pública e até uma bela praça foi construída, em frente à igreja.


Quem poderia imaginar que tudo aquilo começou com um vestido azul? O professor tinha apenas a intenção de ajudar a garotinha, mas acabou fazendo um bem muito maior: transformou a vida de uma população inteira!

Quando nós fazemos o bem às pessoas, muitas vezes não percebemos a mudança que se opera. Você já ouviu falar da teoria “Efeito Borboleta”? No ano de 1963, um cientista chamado Edward L. concebeu esta teoria. Segundo ela, o bater das asas de uma simples borboleta poderia mudar o curso natural das coisas e, talvez, até provocar furacão do outro lado do mundo! Já imaginou isso? Por isso, reflita: se até o movimento das asas de um inseto tão pequeno pode, teoricamente, causar tamanhas consequências, será que conseguimos medir o que uma simples atitude nossa pode influenciar na vida de uma pessoa? Talvez uma oração, uma palavra amiga, um telefonema, um sorriso, um aperto de mãos, uma lágrima nos olhos etc. Não importa o gesto. Devemos sempre acreditar que pequenas atitudes podem causar grandes transformações! A cada dia, Deus nos dá novas chances de fazermos o bem aos outros. A Bíblia ensina que “somos cooperadores de Deus” (1 Co 3:9). Ou seja, Ele quer nos usar para realizar Sua obra aqui na terra. Deus não fará nada que não esteja a nosso alcance. Ele nos capacitará para fazermos a diferença, neste mundo tão carente de amor.


Organizado por Ademar Arcângelo Cirimbelli, Provedor da IDES – Mensagem de setembro de 2017.

95 visualizações0 comentário
bottom of page