O Vestido Azul


Recebemos de uma Colaboradora a mensagem a seguir, que decidimos compartilhá-la.

Em um povoado muito pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita, mas sua mãe parecia não ter muito cuidado e a criança, quase sempre, andava suja. Além disso, suas roupas eram velhas e maltratadas. A garotinha estudava na 1ª série da escola local e, certo dia, seu professor ficou sensibilizado com a sua situação. Ele pensou:

- Como é que uma criança tão bonita pode vir tão desarrumada para a escola?


No final daquele mês, assim que recebe o seu salário, o professor tomou a decisão de ir a uma loja comprar um vestido azul e dar de presente à menina. E ela ficou ainda mais linda naquele vestido! Ao ver a filha vestida daquele jeito, a mãe percebeu o quanto era ruim mandar a garota à escola tão suja e despenteada. Assim, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar as unhas, mandar que escovasse os dentes... Naquele mesmo final de semana, o pai da menina disse à esposa: - Querida, você não acha vergonhoso que a nossa filhinha, sendo tão bela e arrumada, more em uma casa como esta, toda suja e caindo aos pedaços? Vamos combinar uma coisa: você cuida da faxina e eu, nas horas vagas, vou pintar as paredes, arrumar a cerca e dar um jeito no jardim.

Passadas algumas semanas, a casa da família da garotinha do vestido azul destacava-se na vila! As flores do jardim e a limpeza do quintal eram uma atração a todos os que por ali passavam. Diante disso, os vizinhos ficaram constrangidos e decidiram também pintar as fachadas de suas casas, plantar árvores e flores... Em pouco tempo, toda a vila estava transformada. Nem parecia a mesma de meses atrás. Então, um senhor muito influente na região percebeu a dedicação daquela comunidade e achou que ela merecia um auxílio das autoridades locais. Foi até o prefeito e lhe contou tudo o que estava acontecendo. Ele saiu da prefeitura com uma autorização de formar uma comissão para avaliar e listar as melhorias que a vila precisava. No final do mesmo ano, o chão de terra foi substituído por asfalto, o esgoto a céu aberto foi canalizado, as vias receberam iluminação pública e até uma bela praça foi construída, em frente à igreja.


Quem poderia imaginar que tudo aquilo começou com um vestido azul? O professor tinha apenas a intenção de ajudar a garotinha, mas acabou