Por que ser um Jovem Aprendiz?

Escrito por Vania Silva

Jovens do Formação Aprendiz da IDES no Curso de Tecnologia da Informação

Nós da IDES atualmente, observamos que a questão financeira não é somente o que faz com que o trabalho seja claramente supervalorizado, mas, também o valor moral e social que este representa dentro da cultura da qual fazemos parte. Notamos que o trabalho se fundamenta não só como um aspecto de impacto econômico, mas também psicossocial para a vida das pessoas.

Adolescentes e jovens em busca dessa oportunidade social e moral, se deparam com uma tarefa árdua na conquista do primeiro emprego. Muitos acabam entrando em um círculo vicioso: não conseguem trabalho pela falta de experiência e não adquirem experiência pela falta de oportunidade no mercado de trabalho.

Na busca pela reparação do problema foi criado pelo Governo Federal o Programa Jovem Aprendiz, que é fruto da Lei da Aprendizagem 10.097/2000. O texto diz que toda empresa brasileira de médio ou grande porte, que tenham a partir de 7 funcionários deve contratar adolescentes e jovens. A cota correspondente deve ser de 5% ou 10% do seu quadro de funcionários, excluindo os cargos de chefia e de competência técnica.


Como ser um Jovem Aprendiz?


Jovens do Formação Aprendiz da IDES

Para ingressar no Programa, o jovem deve ter idade entre 14 e 24 anos e estar matriculado em uma instituição de ensino, caso não tenha concluído a educação básica. Esses adolescentes e jovens têm a chance de desenvolvimento e crescimento profissional, dentro de uma área de atuação específica, valorizando a educação, fomentando e esclarecendo a importância da cidadania e, principalmente desejando realizar sonhos. É a efetivação de oportunidades e a possibilidade de inserção profissional, em muitas das vezes, é também o primeiro contato com o mundo do trabalho. Geralmente as instituições realizam inscrições presenciais ou online, aqui na IDES as inscrições para o Programa Formação Aprendiz são realizadas em nosso site.


Quais as vantagens de ser um Jovem aprendiz?


Análises revelaram que o vínculo entre arte e cultura propiciado pelo projeto em questão criou novos modos de trabalho. Na IDES trabalhamos para que valores como responsabilidade e liderança sejam ativados, possibilitando dessa forma, que o aprendiz se torne capaz de mudar não somente aspectos de sua própria vida, mas também do grupo social no qual esteja inserido.

Para alguns jovens o trabalho é visto não somente como aquele que aumenta as responsabilidades do dia a dia, mas também como possibilidade de aprendizado e de desenvolvimento de novas habilidades. Os pontos positivos ou negativos desse aumento de responsabilidade dependem das interpretações e das experiências de cada um, pois, para alguns aprendizes, isso favorece para que se tornem mais organizados, ativos e capazes de planejar melhor suas atividades. Somado a isso e também a equipe da IDES, responsável e preocupada com o crescimento de cada jovem, a aprendizagem profissional contribui para um melhor desempenho escolar, maior concentração e dedicação em relação às atividades laborais e cotidianas da sua vida pessoal. Os indivíduos passam a reconhecer-se como parte de um grupo social com perspectivas diferentes daquelas do qual integravam antes.

Nossa prioridade na IDES é o respeito, incentivo e orientação do jovem, além da qualificação do mesmo para o mercado do trabalho, para o desenvolvimento pessoal, emocional e social.

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