top of page

A importante relação entre Psicologia e Aprendizagem Profissional!

Autoras

Psicólogas: Bruna Schaun e Bruna Espírito Santo.

Então, as possibilidades são muitas e o profissional desta área pode atuar em diferentes contextos, possuindo como ferramenta de trabalho uma escuta ética e acolhedora, acreditando e confiando naquilo que o “outro” é capaz de fazer de si mesmo. A psicologia compreende o ser humano em sua totalidade, considerando as questões sociais, emocionais, culturais, históricas, afetivas... O cuidado com nossa saúde mental é importante e fundamental, afinal, sentimentos e emoções se fazem presentes a todo o momento e nem sempre percebemos a forma como estamos lidando com isto, e de como estamos significando nossas vivências. A aprendizagem é outro ponto importante quando falamos em psicologia. Em qualquer fase da vida ao longo de todo o nosso desenvolvimento estamos sempre aprendendo e descobrindo algo, e isto influencia em nossa maneira de pensar e agir no mundo. Criar possibilidades de enfrentamento perante os desafios e dificuldades, inclui um processo de autoconhecimento - percepção de si mesmo. Refletir sobre nossas escolhas, tomar decisões, exercer nossa autonomia faz parte de nossa condição humana.

O Programa de Aprendizagem desenvolvido pela IDES visa preparar e inserir o jovem no mercado de trabalho. Sendo o público alvo adolescentes de 14 a 24 anos que estejam matriculados e frequentando a escola. A duração do programa é de 16 a 24 meses. Após a contratação é necessário que o Jovem Aprendiz cumpra uma carga horário específica, sendo assim as atividades se dividem em duas partes, formação teórica que é ministrada pela Instituição Qualificadora e a Formação prática que ocorre em empresas conveniadas, onde o jovem desenvolve atividades de cunho burocrático previsto em lei. Quando inseridos no programa Jovem Aprendiz da IDES, estes jovens recebem acompanhamento de profissionais do Serviço Social, Psicologia e Pedagogia. Considerando a adolescência ser um período de descobertas e transformações, é de suma importância o acompanhamento familiar, escolar e Psicossocial deste jovem. Quando se fala em acompanhamento é necessário refletir que este jovem está em um processo de desenvolvimento pessoal e profissional e isto pode gerar anseios quanto às suas escolhas, medos e inseguranças. Nesse sentido o profissional de Psicologia está preparado para acolher o adolescente em diversos momentos da Aprendizagem, permitindo o reconhecimento das possibilidades para o enfrentamento das adversidades cotidianas.

A IDES é composta por diferentes núcleos e atividades, desta maneira também é de grande importância o acompanhamento de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias atendidas em outros serviços oferecidos pela Instituição. A psicologia juntamente com a equipe de trabalho, irá promover a consciência crítica de forma saudável planejando intervenções que estejam de acordo com a realidade. Possuindo um comprometimento com o processo de desenvolvimento psíquico e social, considerando a singularidade e a subjetividade de cada criança e adolescente, fortalecendo-os enquanto sujeitos de suas próprias histórias. Sendo assim, aqui na IDES você encontra profissionais de psicologia qualificadas e comprometidas com o bem estar de todos, possibilitando um olhar de cuidado e acolhimento.

685 visualizações0 comentário
bottom of page