top of page
20240318_092541.jpg

Irmandade do Divino Espírito Santo

A IDES é uma organização católica, filantrópica, assistencial e sem fins econômicos. Fundada em 1773, sediada em Florianópolis e gerenciada por uma diretoria voluntária, escolhida em eleição e renovada a cada dois anos. O Provedor é o principal representante desta diretoria. Mantem-se com doações, contribuições financeiras, promoções, convênios, apoios de parceiros e aluguéis.

Atualmente, oferece vários programas sociais, educativos, culturais e profissionalizantes, cujo objetivo é o de inserir os beneficiários em diferentes âmbitos sociais.

Atende, diretamente, uma média diária
 de 750 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias moradoras em comunidades da Grande Florianópolis.
 
Presta serviços por meio de quatro programas, divididos de acordo com a faixa etária e as atividades sociopedagógicas. São eles: Lar São Vicente de Paulo, Centro de Educação Infantil Girassol, EducArte e Formação Aprendiz.

Mostra Pedagogica 2023 (8)_edited (3).jpg

História

O ano era 1773, na Vila de Nossa Senhora do Desterro da Ilha de Santa Catarina  desenrolavam-se os primeiros sinais do desenvolvimento que nos elevaria à posição de Capital do Estado (1823) e na gloriosa Florianópolis (1894). Neste momento histórico, fervilhavam acontecimentos importantes como a inauguração da Igreja Matriz (que mais tarde se tornaria a Catedral), a ocupação militar (com a construção de fortes por toda a Ilha),  bem como o povoamento açoriano que cada vez mais se acentuava.

 

Juntamente com os açorianos, vieram suas culturas e, neste contexto histórico, é fundada a Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES, em 1773, para celebrar o Culto ao Divino. Ao longo dos anos, as ações sociais da Irmandade se intensificam até que, em 1910, é inaugurado o Asylo de Orphans São Vicente de Paulo.  Em 1977, para complementar sua atuação com as crianças do Abrigo, é criado o Jardim de Infância Girassol e no mesmo ano também incorporada a Sociedade Promocional do Menor Trabalhador – Promenor.

 

Com o passar dos anos, seus projetos foram se atualizando e incorporando novas dimensões. Hoje a Irmandade atende mais de 750 beneficiados por mês, entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se inúmeros projetos de inclusão, capacitação, motivação, entre outros, sempre incentivando o protagonismo do público beneficiado para o exercício da sua cidadania.

cONHEÇA NOSSOS PROgramas:

Girassol.png
Lar_São_Vicente_-_Colorido.png
EducArte.png
Formação Aprendiz.png

"Não basta sonhar. É preciso acreditar e trabalhar com pessoas que acreditam no mesmo ideal.

Aqui na Irmandade, todos trabalhamos para alcançarmos o mesmo objetivo.

Acreditamos em um mundo melhor, acreditamos que todas as crianças terão seus direitos respeitados, acreditamos que, um dia, fecharemos as portas do nosso abrigo, pois todas as crianças terão um lar digno e carinhoso.

Acreditamos que todos os jovens que quiserem trabalhar, o farão da melhor maneira possível

e usarão de todas as suas capacidades para criar um novo futuro, repleto de oportunidades para todos.

Acreditamos em famílias unidas, acreditamos em amar o próximo como a si mesmo

e acreditamos que, com amor, todas as barreiras podem ser vencidas. 

Trabalhamos para transformar a realidade em que vivemos 

e buscamos parceiros que acreditem nestes mesmos ideais". 

  

bottom of page