top of page

Memória IDES

Nossa história contada em imagens...

Em 1773, na Vila de Nossa Senhora do Desterro da Ilha de Santa Catarina, é fundada a Irmandade do Divino Espírito Santo  (IDES), para celebrar o Culto ao Divino. 

1900%20-%20B_edited.jpg

Durante mais de dois séculos, desde sua fundação,  a IDES realiza a tradicional Festa do Divino, mais antiga do Estado. Além disso, vem desenvolvendo inúmeros programas sociais que já beneficiaram milhares de crianças e suas famílias.

 

E ao longo de sua história construiu um incrível acervo documental e fotográfico, considerado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), como um dos maiores do Estado. O registro fotográfico mais antigo, data de 1900 (imagem ao lado).

Festa do Divino IDES - 14/06/1900
logos.png

Entre 2017/18  uma parceria entre a IDES e o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED), juntamente com o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LAGEF) - organizaram e digitalizaram aproximadamente 9 mil imagens e documentos históricos. Este material faz parte do projeto "IDES - Mais de Dois Séculos de História" e visa compreender e disseminar a importância da IDES no contexto regional e nacional. Este projeto foi encerrado com a abertura de uma exposição, inaugurada no dia 09 de junho de 2018, véspera de se completar 245 anos de fundação.

O projeto intitulado "IDES - Mais de Dois Séculos de História: Procedimentos Técnicos para Salvaguarda do Acervo Documental da Irmandade do Divino Espírito Santo”, coordenado pela professora Sílvia Maria Fávero Arend foi selecionado em primeiro lugar no Prêmio Patrimônio Material e Imaterial do Edital Elisabete Anderle 2017, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Abaixo, você encontrará um resumo deste projeto, dividido em 5 grupos de imagens. O projeto também contempla a digitalização de documentos,  jornais,  filmes , apresentações e  livros.  

 

Para ter acesso aos  documentos digitais na íntegra é necessário agendar uma visita ao IDCH/UDESC ou à IDES.

Festa do Divino

1776 / 2019

Lar São Vicente de Paulo

1910 / 2020

Centro de Educação Infantil Girassol

1977 / 2020

Promenor (Atual EducArte)

1977 / 2020

Diversas

1977 / 2020

bottom of page