2017

Saudação do Sr. Germando João Vieira - DIVINA FESTA 2017

- Reverendíssimo Padre VALTER MAURÍCIO GOEDERT, Presidente desta Celebração Eucarística.

- Prezado Professor ADEMAR ARCÂNGELO CIRIMBELLI,

Digníssimo Provedor da IDES.

- Prezados membros desta Irmandade do Divino Espírito Santo e organizadores desta Festa

 - Integrantes do Cortejo Imperial.

- Prezados Convidados e Estimados Fiéis.

 

Foi com imensa alegria e elevada honra que recebemos o convite desta Irmandade do Divino Espírito Santo para sermos o Festeiro da Divina Festa 2017.

 

Sabemos que, desde 1.774, um ano após sua instituição, esta Irmandade realiza a tradição secular da Festa do Divino, introduzida em Portugal em 1.296 como gesto de gratidão da Rainha Santa Isabel de Aragão.

A partir de 1.748, os açorianos a trouxeram às terras de Santa Catarina.

O culto ao Divino Espírito Santo representa, hoje, a manifestação mais significativa da cultura popular catarinense. Está presente em mais de cinquenta municípios deste Estado.

 

Nossa alegria é ainda maior pelas nossas origens, já que fazemos parte da família Vieira, de raízes portuguesas. Já, em 1.220, vivia o primeiro deste nome, Dom Rui Vieira, senhor muito honrado e poderoso, de Quinta Vieira, Governador do Conselho de Comarca de Vieira. Teve seu brasão de armas concedido pelo Rei Dom Afonso Terceiro, em 1.225.

É um privilégio ficarmos inscritos, a partir de agora, na relação dos Festeiros da Divina Festa e, muito mais, por rendermos graças ao Divino Espírito Santo, do qual somos devotos e sobre o qual o Apóstolo Paulo insistia: “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”?

 

Como homem de Fé, elevo meu pensamento ao Céu, pedindo que, pelo Divino Espírito Santo, sejamos todos iluminados e, por sua graça, sempre confortados.

 

Muito obrigado, mais uma vez, pela honrosa oportunidade que esta Irmandade concedeu a mim e à nossa Família Vieira.

 

 

Deus seja louvado!

Agradecimentos

Prezados Diretores do Colégio Santa Catarina e da IDES, Conselheiros, Colaboradores, Professores, Voluntários, Alunos e Parceiros Terceirizados:

Encerrada a programação da DIVINA FESTA 2017, cumprimos o dever de agradecer e felicitar todos os que atuaram neste importante evento, em especial, aos que integraram as Comissões do Café do Divino; Espiritualidade, Cortejo e Cerimonial; Infra-estrutura (Apoio Logístico); Decoração da Capela; Marketing e Secretaria. Nosso agradecimento extensivo aos anônimos.
Só ouvimos referências elogiosas, em todos os aspectos.
"É pelo Espírito Santo que todas as coisas existem. É pelo Espírito que existem na história movimentos sociais e políticos, pela paz, pela promoção e defesa da vida. É Ele quem suscita líderes, chefes, pessoas que são mulheres e homens de Deus, ou seja, que atuam pelo bem, pela paz, pela justiça e pela solidariedade".
Que o Espírito Santo esteja ao lado de cada um, seja seu defensor (Paráclito), seu consolador.
Assim que tivermos o resultado financeiro da Festa, daremos conhecimento.
Muito obrigado a todas e todos pela dedicação, pela presença, pelo esforço, pelo trabalho desenvolvido, sempre com muito amor.
Paz e Luz!

Ademar Arcângelo Cirimbelli
Provedor da IDES.

Grupo de Cantoria da Bandeira do Divino

Prezados Sidnei Francisco e Maria Albertina:

Obrigado pelo apoio à nossa Divina Festa 2017.
O Grupo de Cantoria da Bandeira do Divino, integrado por seis moradores do Campeche realizaram suas apresentações no dia 31 de maio.

Algumas
modificações foram feitas na programação, em função das chuvas que poderiam
prejudicar os instrumentos musicais.
Assim, foram realizadas oito  apresentações em ambientes fechados:
- na sede desta Irmandade, parte administrativa, NUFT e Centro de Educação
Infantil Girassol-CEIG;
- no Asilo São Joaquim;
- na residência do Irmão Lineo Machado, um dos mais antigos membros de nossa
Irmandade.
(Almoço na IDES)
- visita e oração na Capela do Divino da Praça Getúlio Vargas;
- apresentação na Casa da Memória - PMF, Centro;
- apresentação nos setores administrativos da Câmara de Vereadores de
Florianópolis;
- apresentação aos Vereadores Mirins, no Plenarinho da Câmara de Vereadores
de Fpolis;
- apresentação na Fundação Franklin Cascaes - Centro;
- apresentação na Secretaria Municipal de Cultura e Esportes da PMF, Centro.
Foi uma experiência muito positiva.
Obrigado a vocês e a essa Empresa Seguradora pela importante contribuição.

CONVITE À COMUNIDADE

É com imensa alegria que a Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES e o Casal Festeiro, Senhor Germano João Vieira e suas filhas Nalmir Catarina Vieira Pigozzi e Neli Luzia Vieira, convidam a todos para a  Divina Festa, a Festa da Família , nos dias 1º, 2, 3 e 4 de junho, na Capela do Divino Espírito Santo, situada na Praça Getúlio Vargas nº 212, Centro de Florianópolis, também conhecida por “Praça dos Bombeiros”.

Neste ano, em função do comprometimento do pátio da Irmandade com obras de repaginação estrutural do imóvel de 1910, contíguo à Capela do Divino, o evento dará ênfase aos aspectos culturais e religiosos, sem as chamadas “barraquinhas”.

Desde 1774, um ano após sua instituição, a IDES realiza esta tradição secular da Festa do Divino, introduzida em Portugal em 1296, na Vila de Alenquer, por iniciativa da Rainha Santa Isabel de Aragão, esposa do Rei Dom Dinis. A partir de 1747-48, os açorianos a trouxeram às terras de Santa Catarina, junto com seus sonhos, conhecimentos, religiosidade e fé. A propósito, Arcipreste Paiva dizia que os açorianos, nossos colonizadores portugueses, “eram colonos inteligentes e laboriosos”.

O culto ao Divino Espírito Santo representa a manifestação mais significativa da cultura popular catarinense. Esta festividade é considerada patrimônio histórico, artístico e cultural em Santa Catarina, pela Lei Estadual 15.731/2012.

Contamos com sua honrosa presença na Divina Festa 2017, cuja programação detalhada você encontra aqui.

  

 

IRMANDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - IDES

Fundada em 10 de junho de 1773.

244 ANOS SEMEANDO AMOR

CICLO DO DIVINO 2017

Neste sábado (20), às 9h a Fundação Franklin Cascaes, abrirá as festividades do CICLO do DIVINO 2017 com um cortejo pelo centro da cidade. Já o encerramento será em Canasvieiras, no dia 25 de setembro.

A Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES, tradicionalmente abre o desfile por representar a festa mais antiga na região.

 

Neste ano, em função do comprometimento do pátio da Irmandade com obras de repaginação estrutural do imóvel de 1910, contíguo à Capela do Divino, o evento dará ênfase aos aspectos culturais e religiosos, sem as chamadas “barraquinhas”.

CICLO do DIVINO 2017

- Centro - 01 a 04 de Junho

- Ribeirão da Ilha - 02 a 04 de Junho

- Trindade - 02 a 11 de Junho

- Rio Tavares - 09 a 11 de Junho

- Monte Verde - 09 a 11 de Junho

- Prainha - 10 e 11 de Junho

- Estreito - 02 a 04 de Junho

- Pântano do Sul - 01 e 02 de Julho

- Lagoa da Conceição - 08 e 09 de Julho

- Campeche - 22 e 23 de Julho

- Santo Antônio de Lisboa - 08 a 10 de Setembro

- Rio Vermelho - 08 a 10 de Setembro

- Barra da lagoa - 15 a 17 de Setembro

- Canasvieiras - 22 a 24 de Setembro

Café do Divino 2017

Dia 03 de junho (sábado), acontece mais um tradicional Café do Divino da Irmandade do Divino Espírito Santo. O Café do Divino faz parte da programação da Divina Festa, que acontece este ano de 01 a 04 de junho. Todo o valor arrecadado será revertido para manutenção de nossos projetos socioeducativos junto às crianças e aos adolescentes. 
Os Convites podem ser adquiridos na IDES.


Basta entrar em contato com Joseane pelo telefone: 3224-5008.

Please reload

2016

Encerramento da Divina Festa 2016

Encerramos, aqui, mais uma Divina Festa, com a certeza de termos cumprido nossa promessa de fé, mantendo a tradição do Divino Espírito Santo e acolhendo todas as famílias de Florianópolis em nossos corações. 


Agradecemos a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram, seja como voluntário ou como participante, a "Festa da Família" foi um sucesso por causa de todos vocês. Obrigado e até a próxima!

Venha para a Divina Festa 2016!

Na Divina Festa - A Festa da Família tem Bazar (produtos apreendidos pela Receita), Brechó, Pescaria, Boi de Mamão, Churros, Pastel e muito mais...

Venha se divertir com a gente! 

Divina Festa 2016

A Divina Festa da IDES já começou! E o clima é de muito aconchego e alegria!

Estamos esperando todo mundo aqui na IDES (Rua Emílio Blum, 124). Até domingo, a diversão está garantida! E temos uma Web Rádio que já está online. Entre no link http://idesfloripa.myl2mr.com/ e acompanhe! Divulgue para seus parentes e amigos!

Daqui a pouco começará o cortejo mirim do Colégio Santa Catarina!

A equipe da IDES receberá todo mundo de braços abertos! Vem pra cá, você também!

Ciclo do Divino 2016

A largada para os festejos aconteceu sábado (9), em frente à Casa da Memória, comitivas de todas as comunidades festeiras do município se reuniram para o desfile de cortejos imperiais pelas ruas do Centro Histórico. A atividade, aconteceu pelo sexto ano consecutivo, marcando a abertura do Ciclo de Festas do Divino na Capital.

Please reload

DIVINA FESTA 

2015

Divina Festa 2015 – Conheça o Casal Festeiro

A Divina Festa do Divino 2015 está chegando. Nesta semana, o casal festeiro Sr. Angelino Rosa e Sra. Walecy Rosa visitou a Irmandade do Divino Espírito Santo para acertar os últimos detalhes da festa.

Durante a visita, o casal relatou que aceitaram o convite para festeiros da Divina Festa com muita honra. Para eles, a festa é um acontecimento muito importante na cidade, pois as atividades são todas voltadas ao bem da comunidade.

O casal festeiro ficará responsável por divulgar e promover a festa e participar dos momentos solenes e festivos. Sr. Angelino Rosa destacou que a Divina Festa já faz parte da história de Florianópolis. Para ele a festa é uma continuação da tradição açoriana, tanto religiosa como cultural.

Sra. Walecy Rosa também destacou as Missas do Tríduo Preparatório, que serão ministradas pelos padres Davi Coelho, Domingos Nandi e Valter Goedert e a Missa de Pentecostes que será presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck.

Além de homenagear o Divino Espírito Santo, a festa também objetiva arrecadar recursos para a manutenção dos programas sociais desenvolvidos pela Irmandade. Todo o resultado financeiro da festa, com as chamadas “Barraquinhas do Divino”, será investido nos programas da IDES.

Voluntárias da Irmandade do Divino Espírito Santo realizam Oficina de Biscuit

O grupo de voluntárias da Irmandade do Divino Espírito Santo tem realizado semanalmente a Oficina do Espírito Santo. O projeto surgiu da necessidade de termos lembranças para presentear os voluntários da Divina Festa do Divino. A primeira Oficina teve seu inicio no mês de abril/2015 onde a professora Tuanny apresentou as principais técnicas da confecção de objetos decorativos em biscuit para as voluntárias presentes.

 

A oficina conta com o apoio da Diretoria de Assuntos Assistenciais e Ambientais da IDES e também objetiva criar futuramente um espaço privilegiado de símbolos do Divino, durante a realização da Divina Festa do Divino, como meio de explorar aspectos da espiritualidade da festa.

Massa da promessa, uma tradição de fé!

A Massa da Promessa ou Pão da Promessa é um símbolo muito significativo e de muita devoção da Festa do Divino. Com este Pão de massa adocicada e sovada na forma de parte do corpo que deu motivo à promessa, paga-se por graças recebidas – uma particularidade da Festa do Divino.

Encontram-se pés, pernas, mãos, cabeças, corações, bonecos de massas, que são oferecidos ao Divino por graça alcançada.

Ó Divino Espírito Santo,
Cura minhas dores
Acalenta meu coração!

Que este Pão da Promessa
Seja para minha família
Sinal de partilha e união!

Divina Festa do Divino no ND Online

A Divina Festa da IDES Promenor foi notícia no portal ND Online junto com todo o ciclo de festas do Divino.

Confira a matéria completa em: Notícias do Dia

Please reload

DIVINA FESTA 

2014

Celebrações de Pentecostes de 5 a 8 de junho/2014

Celebrações de Pentecostes – Irmandade do Divino Espírito Santo – (Praça dos Bombeiros)
De 5 a 8 de junho/2014

5ª feira – 19h – 1ª Missa do Tríduo preparatório
6ª feira – 19h – 2ª Missa do Tríduo preparatório
Sábado – 18h – 3ª Missa do Tríduo preparatório
Dia 8 – Domingo – 10h – Celebração Eucarística de Pentecostes

Durante o Tríduo haverá venda de “Massas das Promessas” e, no domingo, distribuição de “Pãezinhos do Divino”.

Please reload

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

DIVINA FESTA 

2013

Colégio Santa Catarina Festeiro da Festa do Divino 2013

Situado no centro de Florianópolis, o Colégio Santa Catarina, fundado pelas Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade que chegaram ao Brasil em 1929 é o Festeiro da Festa do Divino 2013 da IDES/PROMENOR.

A IDES/ PROMENOR saúda o COLÉGIO FESTEIRO na pessoa de sua atuante diretora Ir. Irene Novak, sua equipe diretiva, professores, alunos e suas famílias que compõem a comunidade educativa pela parceria e comunhão para com seus projetos sociais.

Link de reportagem no Bom Dia Santa Catarina

Please reload

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

DIVINA FESTA 

2012

Divina Festa 2012

Tudo pronto, chegou a hora! Às dezoito horas ao som animado e que saiam das caixas voluntários, colaboradores e irmãos foram abrindo as suas barracas e atendendo o público que já se colocava à postos para interagir com as propostas da Divina Festa; barraquinhas de entretenimento, barraquinhas de bebidas e comidas deliciosas.

Muitas crianças, acompanhadas por seus pais, ao sairem dos colégios já estavam lá, felizes e sorridentes para curtirem, de modo especial a “pescaria e o cachorro quente”… hummmm!!!!

Às dezenove horas teve início a primeira missa do Tríduo em preparação à Pentecostes, com liturgia ao encargo do Movimento Emaús e presidida pelo Pe. Vitor Feller.

Lindo e emocionante! No momento de Ação de Graças, crianças que são atendidas pelo projetos da Irmandade adentraram a Capela em Cortejo com as vestes tradicionais imperiais.

Após a celebração, todos seguiram para o Palco dos shows – no meio da Festa que já estava acontecendo para que o Provedor Ildemar Cassias Pereira acompanhado por sua esposa Roseli e na presença do Casal Festeiro 2012 Sr. Estevão Saqueti e Maria de Lurdes Saqueti, declarasse aberta a Divina Festa 2012. O cerimonial de abertura teve como anunciantes os Irmãos da IDES Marcos Bittencurt e Maria Luci Battisoti Hostins.

Com gosto de quero mais, às dez e trinta horas a Festa foi encerrada, deixando a certeza de que na sexta-feira a alegria, o divertimento e as gostosuras continuam… até o domingo!

Casal Festeiro 2012

O casal: Sr. Estevão e Sra. Maria de Lurdes Saqueti são os festeiros da Divina Festa 2012. Na foto, tirada na Festa do ano passado, o casal recebeu de Eduardo Pinho Moreira e Ivane Fretta Moreira, Festeiros 2011, a coroa, o cetro e a insígnia peitoral, peças de tradição açoriana, símbolos das Festas do Divino.

Desde 2011, portanto, não só o casal mas toda a família Saqueti vem dando uma ótima contribuição para a realização da Festa 2012. Um destaque especial aconteceu há um mês com o delicioso Café do Divino, com a presença de mais de trezentas pessoas, cuja renda foi revertida em prol de fundos para alavancar a Festa do Divino.

Contagem regressiva…

Faltam 10 dias. Será nos dias 24 a 27 de maio a Divina Festa 2012 – da Irmandade do Divino Espírito Santo.

A Comissão da Festa coordenada pela Maria de Fátima Teixeira de Melo – Fafá, que já vem se reunindo desde o final do ano passado para pensar e decidir os festejos deste ano, é representado por um grupo de voluntários competentes, comprometidos e muito animados… Fé no Espírito Santo é o carisma que move esta turma!

Please reload

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

DIVINA FESTA 

2011

A nova formatação da Festa é um sucesso!

Muitos elogios estão sendo feitos à Festa do Divino e à sua nova formatação – dentro dos pátios da Irmandade.

“ A Festa ficou mais charmosa, mais acolhedora, mais segura, com maior concentração das pessoas, com maior visibilidade, mais calorosa…” assim falaram, na sexta-feira: O casal Darci e Iracema Cantú que são devotos do Divino e há dezoito anos frequentam a Festa do Divino da IDES; a família Jurandir e Rosane Souza e a filha Fernanda; Mário e Maria Aparecida Pacheco.

Quibe, kafta – especialidades da família Amim

Todas as festas do Divino da IDES eles estão lá, fazendo quibe, kafta e outras deliciosas iguarias da cozinha árabe.

No domingo, ao meio dia, para animar ainda mais a festa e prestigiar o evento, Espiridião, Ângela e o filho João estavam lá, atrás do balcão, comandando a Barraca do Quibe e Kafta, como fazem todos os anos.

 

O sucesso deste ano foi tanto que, no domingo, logo no início da tarde, a barraca teve que ser fechada, pois os produtos acabaram. E isto que eles aumentaram o número de quibes do ano passado para cá. É uma força e tanto para Irmandade!

Quem fotografa os fotógrafos?

É sempre assim, o fotógrafo fotografa todo mundo e ninguém lembra de fotografar o fotógrafo.

Mas alguém estava lá, pensou nisto e clicou Jair Nazareno Xavier – o Cepa – fotógrafo oficial da Irmandade e responsável pelos melhores flagrantes da Festa, postados neste site, e outros “fotógrafos da festa”….

O caso é que ninguém resiste a um belo visual e, mesmo não sendo profissional na área, pela facilidade das novas tecnologias, saca uma pequena câmera ou um telefone do bolso ou da bolsa e, clic… flagra um bom momento da Festa do Divino.

É tempo de Pães da Promessa

Espírito santo, desejo a cura dos meus sentimentos… E para que assim se cumpra, comprarei uma massa da promessa em formato de coração, na festa do divino.

Durante os dias da Festa do Divino são muitas as pessoas que encomendam Pães da Promessa para cumprir compromisso assumido com o Divino Espírito Santo – uma promessa para  restabelecer a cura de algum membro ou órgão do corpo.

A Massa da Promessa, como também é chamada, é um símbolo muito significativo da Festa do Divino e, também, um símbolo de muita devoção.

Em tempos de Pentecostes não é raro ver devotos  diante do altar rezando, fazendo  pedidos e levando  pães para compartilhar com a  família. Além de tudo, as massas são deliciosas: adocicadas, macias e com aroma inigualável.

Os Pães da Promessa estarão à venda durante todos os dias da Festa.

A festa nos pátios internos da IDES – Por quê?

Este ano a Festa do Divino terá uma formatação diferente: Da praça para os pátios da Irmandade. Entre outros benefícios como acolhimento, segurança e concentração, um dos maiores motivos desta mudança é dar maior visibilidade à Irmandade do Divino Espírito Santo e seus projetos sociais.

Ao adentrar os pátios da Irmandade, a comunidade poderá contemplar todo o espaço físico da Instituição e perceber a grande obra que ela é – média de 1100 crianças e adolescentes são atendidos por dia em três grandes programas educativos sociais.

Pode parecer incrível, mas, apesar dos seus 238 anos de existência e 100 anos de serviços sociais, ininterruptamente, prestados à comunidade de Florianópolis, e sua localização no coração da cidade, muitas pessoas ainda desconhecem a Instituição, os trabalhos que nela são realizados e o impacto social – inclusão, integração, e promoção – que advém dos seus projetos.

Sem dúvida, a Irmandade do Divino Espírito Santo é, no estado de Santa Catarina, Instituição referência na área social.

Casal Festeiro 2011: Eduardo Pinho Moreira e Ivane Fretta Moreira

O Casal Festeiro deste ano, Eduardo Pinho Moreira e Ivane Fretta Moreira, foi investido nesta função já na Festa de 2010, durante a solenidade de Pentecostes.

O Cetro e a Coroa Imperial foram repassados para os atuais Festeiros pelo casal Paulo e Sandra Prisco Paraíso – Festeiros 2010.

Importante saber que a Bandeira, o Cetro e a Coroa são os símbolos máximos da Festa do Divino Espírito Santo, pois retratam o cunho imperial da tradicional Festa do Divino que chegou ao Brasil trazida pelos açorianos. A pombinha que encima o mastro da Bandeira, confere, à tradição, uma deferência especial à tônica religiosa da Festa do Divino – a força do Espírito Santo!

Please reload

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom