top of page

2017

Saudação do Sr. Germando João Vieira - DIVINA FESTA 2017

- Reverendíssimo Padre VALTER MAURÍCIO GOEDERT, Presidente desta Celebração Eucarística.

- Prezado Professor ADEMAR ARCÂNGELO CIRIMBELLI,

Digníssimo Provedor da IDES.

- Prezados membros desta Irmandade do Divino Espírito Santo e organizadores desta Festa

 - Integrantes do Cortejo Imperial.

- Prezados Convidados e Estimados Fiéis.

 

Foi com imensa alegria e elevada honra que recebemos o convite desta Irmandade do Divino Espírito Santo para sermos o Festeiro da Divina Festa 2017.

 

Sabemos que, desde 1.774, um ano após sua instituição, esta Irmandade realiza a tradição secular da Festa do Divino, introduzida em Portugal em 1.296 como gesto de gratidão da Rainha Santa Isabel de Aragão.

A partir de 1.748, os açorianos a trouxeram às terras de Santa Catarina.

O culto ao Divino Espírito Santo representa, hoje, a manifestação mais significativa da cultura popular catarinense. Está presente em mais de cinquenta municípios deste Estado.

 

Nossa alegria é ainda maior pelas nossas origens, já que fazemos parte da família Vieira, de raízes portuguesas. Já, em 1.220, vivia o primeiro deste nome, Dom Rui Vieira, senhor muito honrado e poderoso, de Quinta Vieira, Governador do Conselho de Comarca de Vieira. Teve seu brasão de armas concedido pelo Rei Dom Afonso Terceiro, em 1.225.

É um privilégio ficarmos inscritos, a partir de agora, na relação dos Festeiros da Divina Festa e, muito mais, por rendermos graças ao Divino Espírito Santo, do qual somos devotos e sobre o qual o Apóstolo Paulo insistia: “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”?

 

Como homem de Fé, elevo meu pensamento ao Céu, pedindo que, pelo Divino Espírito Santo, sejamos todos iluminados e, por sua graça, sempre confortados.

 

Muito obrigado, mais uma vez, pela honrosa oportunidade que esta Irmandade concedeu a mim e à nossa Família Vieira.

 

 

Deus seja louvado!

Agradecimentos

Prezados Diretores do Colégio Santa Catarina e da IDES, Conselheiros, Colaboradores, Professores, Voluntários, Alunos e Parceiros Terceirizados:

Encerrada a programação da DIVINA FESTA 2017, cumprimos o dever de agradecer e felicitar todos os que atuaram neste importante evento, em especial, aos que integraram as Comissões do Café do Divino; Espiritualidade, Cortejo e Cerimonial; Infra-estrutura (Apoio Logístico); Decoração da Capela; Marketing e Secretaria. Nosso agradecimento extensivo aos anônimos.
Só ouvimos referências elogiosas, em todos os aspectos.
"É pelo Espírito Santo que todas as coisas existem. É pelo Espírito que existem na história movimentos sociais e políticos, pela paz, pela promoção e defesa da vida. É Ele quem suscita líderes, chefes, pessoas que são mulheres e homens de Deus, ou seja, que atuam pelo bem, pela paz, pela justiça e pela solidariedade".
Que o Espírito Santo esteja ao lado de cada um, seja seu defensor (Paráclito), seu consolador.
Assim que tivermos o resultado financeiro da Festa, daremos conhecimento.
Muito obrigado a todas e todos pela dedicação, pela presença, pelo esforço, pelo trabalho desenvolvido, sempre com muito amor.
Paz e Luz!

Ademar Arcângelo Cirimbelli
Provedor da IDES.

Grupo de Cantoria da Bandeira do Divino

Prezados Sidnei Francisco e Maria Albertina:

Obrigado pelo apoio à nossa Divina Festa 2017.
O Grupo de Cantoria da Bandeira do Divino, integrado por seis moradores do Campeche realizaram suas apresentações no dia 31 de maio.

Algumas
modificações foram feitas na programação, em função das chuvas que poderiam
prejudicar os instrumentos musicais.
Assim, foram realizadas oito  apresentações em ambientes fechados:
- na sede desta Irmandade, parte administrativa, NUFT e Centro de Educação
Infantil Girassol-CEIG;
- no Asilo São Joaquim;
- na residência do Irmão Lineo Machado, um dos mais antigos membros de nossa
Irmandade.
(Almoço na IDES)
- visita e oração na Capela do Divino da Praça Getúlio Vargas;
- apresentação na Casa da Memória - PMF, Centro;
- apresentação nos setores administrativos da Câmara de Vereadores de
Florianópolis;
- apresentação aos Vereadores Mirins, no Plenarinho da Câmara de Vereadores
de Fpolis;
- apresentação na Fundação Franklin Cascaes - Centro;
- apresentação na Secretaria Municipal de Cultura e Esportes da PMF, Centro.
Foi uma experiência muito positiva.
Obrigado a vocês e a essa Empresa Seguradora pela importante contribuição.

CONVITE À COMUNIDADE

É com imensa alegria que a Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES e o Casal Festeiro, Senhor Germano João Vieira e suas filhas Nalmir Catarina Vieira Pigozzi e Neli Luzia Vieira, convidam a todos para a  Divina Festa, a Festa da Família , nos dias 1º, 2, 3 e 4 de junho, na Capela do Divino Espírito Santo, situada na Praça Getúlio Vargas nº 212, Centro de Florianópolis, também conhecida por “Praça dos Bombeiros”.

Neste ano, em função do comprometimento do pátio da Irmandade com obras de repaginação estrutural do imóvel de 1910, contíguo à Capela do Divino, o evento dará ênfase aos aspectos culturais e religiosos, sem as chamadas “barraquinhas”.

Desde 1774, um ano após sua instituição, a IDES realiza esta tradição secular da Festa do Divino, introduzida em Portugal em 1296, na Vila de Alenquer, por iniciativa da Rainha Santa Isabel de Aragão, esposa do Rei Dom Dinis. A partir de 1747-48, os açorianos a trouxeram às terras de Santa Catarina, junto com seus sonhos, conhecimentos, religiosidade e fé. A propósito, Arcipreste Paiva dizia que os açorianos, nossos colonizadores portugueses, “eram colonos inteligentes e laboriosos”.

O culto ao Divino Espírito Santo representa a manifestação mais significativa da cultura popular catarinense. Esta festividade é considerada patrimônio histórico, artístico e cultural em Santa Catarina, pela Lei Estadual 15.731/2012.

Contamos com sua honrosa presença na Divina Festa 2017, cuja programação detalhada você encontra aqui.

  

 

IRMANDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - IDES

Fundada em 10 de junho de 1773.

244 ANOS SEMEANDO AMOR

CICLO DO DIVINO 2017

Neste sábado (20), às 9h a Fundação Franklin Cascaes, abrirá as festividades do CICLO do DIVINO 2017 com um cortejo pelo centro da cidade. Já o encerramento será em Canasvieiras, no dia 25 de setembro.

A Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES, tradicionalmente abre o desfile por representar a festa mais antiga na região.

 

Neste ano, em função do comprometimento do pátio da Irmandade com obras de repaginação estrutural do imóvel de 1910, contíguo à Capela do Divino, o evento dará ênfase aos aspectos culturais e religiosos, sem as chamadas “barraquinhas”.

CICLO do DIVINO 2017

- Centro - 01 a 04 de Junho

- Ribeirão da Ilha - 02 a 04 de Junho

- Trindade - 02 a 11 de Junho

- Rio Tavares - 09 a 11 de Junho

- Monte Verde - 09 a 11 de Junho

- Prainha - 10 e 11 de Junho

- Estreito - 02 a 04 de Junho

- Pântano do Sul - 01 e 02 de Julho

- Lagoa da Conceição - 08 e 09 de Julho

- Campeche - 22 e 23 de Julho

- Santo Antônio de Lisboa - 08 a 10 de Setembro

- Rio Vermelho - 08 a 10 de Setembro

- Barra da lagoa - 15 a 17 de Setembro

- Canasvieiras - 22 a 24 de Setembro

Café do Divino 2017

Dia 03 de junho (sábado), acontece mais um tradicional Café do Divino da Irmandade do Divino Espírito Santo. O Café do Divino faz parte da programação da Divina Festa, que acontece este ano de 01 a 04 de junho. Todo o valor arrecadado será revertido para manutenção de nossos projetos socioeducativos junto às crianças e aos adolescentes. 
Os Convites podem ser adquiridos na IDES.


Basta entrar em contato com Joseane pelo telefone: 3224-5008.

Please reload

2016

Encerramento da Divina Festa 2016

Encerramos, aqui, mais uma Divina Festa, com a certeza de termos cumprido nossa promessa de fé, mantendo a tradição do Divino Espírito Santo e acolhendo todas as famílias de Florianópolis em nossos corações. 


Agradecemos a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram, seja como voluntário ou como participante, a "Festa da Família" foi um sucesso por causa de todos vocês. Obrigado e até a próxima!

Venha para a Divina Festa 2016!

Na Divina Festa - A Festa da Família tem Bazar (produtos apreendidos pela Receita), Brechó, Pescaria, Boi de Mamão, Churros, Pastel e muito mais...

Venha se divertir com a gente! 

Divina Festa 2016

A Divina Festa da IDES já começou! E o clima é de muito aconchego e alegria!

Estamos esperando todo mundo aqui na IDES (Rua Emílio Blum, 124). Até domingo, a diversão está garantida! E temos uma Web Rádio que já está online. Entre no link http://idesfloripa.myl2mr.com/ e acompanhe! Divulgue para seus parentes e amigos!

Daqui a pouco começará o cortejo mirim do Colégio Santa Catarina!

A equipe da IDES receberá todo mundo de braços abertos! Vem pra cá, você também!

Ciclo do Divino 2016

A largada para os festejos aconteceu sábado (9), em frente à Casa da Memória, comitivas de todas as comunidades festeiras do município se reuniram para o desfile de cortejos imperiais pelas ruas do Centro Histórico. A atividade, aconteceu pelo sexto ano consecutivo, marcando a abertura do Ciclo de Festas do Divino na Capital.

Please reload

DIVINA FESTA 

2015

Divina Festa 2015 – Conheça o Casal Festeiro

A Divina Festa do Divino 2015 está chegando. Nesta semana, o casal festeiro Sr. Angelino Rosa e Sra. Walecy Rosa visitou a Irmandade do Divino Espírito Santo para acertar os últimos detalhes da festa.

Durante a visita, o casal relatou que aceitaram o convite para festeiros da Divina Festa com muita honra. Para eles, a festa é um acontecimento muito importante na cidade, pois as atividades são todas voltadas ao bem da comunidade.

O casal festeiro ficará responsável por divulgar e promover a festa e participar dos momentos solenes e festivos. Sr. Angelino Rosa destacou que a Divina Festa já faz parte da história de Florianópolis. Para ele a festa é uma continuação da tradição açoriana, tanto religiosa como cultural.

Sra. Walecy Rosa também destacou as Missas do Tríduo Preparatório, que serão ministradas pelos padres Davi Coelho, Domingos Nandi e Valter Goedert e a Missa de Pentecostes que será presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck.

Além de homenagear o Divino Espírito Santo, a festa também objetiva arrecadar recursos para a manutenção dos programas sociais desenvolvidos pela Irmandade. Todo o resultado financeiro da festa, com as chamadas “Barraquinhas do Divino”, será investido nos programas da IDES.

Voluntárias da Irmandade do Divino Espírito Santo realizam Oficina de Biscuit

O grupo de voluntárias da Irmandade do Divino Espírito Santo tem realizado semanalmente a Oficina do Espírito Santo. O projeto surgiu da necessidade de termos lembranças para presentear os voluntários da Divina Festa do Divino. A primeira Oficina teve seu inicio no mês de abril/2015 onde a professora Tuanny apresentou as principais técnicas da confecção de objetos decorativos em biscuit para as voluntárias presentes.

 

A oficina conta com o apoio da Diretoria de Assuntos Assistenciais e Ambientais da IDES e também objetiva criar futuramente um espaço privilegiado de símbolos do Divino, durante a realização da Divina Festa do Divino, como meio de explorar aspectos da espiritualidade da festa.

Massa da promessa, uma tradição de fé!

A Massa da Promessa ou Pão da Promessa é um símbolo muito significativo e de muita devoção da Festa do Divino. Com este Pão de massa adocicada e sovada na forma de parte do corpo que deu motivo à promessa, paga-se por graças recebidas – uma particularidade da Festa do Divino.

Encontram-se pés, pernas, mãos, cabeças, corações, bonecos de massas, que são oferecidos ao Divino por graça alcançada.

Ó Divino Espírito Santo,
Cura minhas dores
Acalenta meu coração!

Que este Pão da Promessa
Seja para minha família
Sinal de partilha e união!

Divina Festa do Divino no ND Online

A Divina Festa da IDES Promenor foi notícia no portal ND Online junto com todo o ciclo de festas do Divino.

Confira a matéria completa em: Notícias do Dia

Please reload

DIVINA FESTA 

2014

Celebrações de Pentecostes de 5 a 8 de junho/2014

Celebrações de Pentecostes – Irmandade do Divino Espírito Santo – (Praça dos Bombeiros)
De 5 a 8 de junho/2014

5ª feira – 19h – 1ª Missa do Tríduo preparatório
6ª feira – 19h – 2ª Missa do Tríduo preparatório
Sábado – 18h – 3ª Missa do Tríduo preparatório
Dia 8 – Domingo – 10h – Celebração Eucarística de Pentecostes

Durante o Tríduo haverá venda de “Massas das Promessas” e, no domingo, distribuição de “Pãezinhos do Divino”.

Please reload

DIVINA FESTA 

2013

Colégio Santa Catarina Festeiro da Festa do Divino 2013

Situado no centro de Florianópolis, o Colégio Santa Catarina, fundado pelas Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade que chegaram ao Brasil em 1929 é o Festeiro da Festa do Divino 2013 da IDES/PROMENOR.

A IDES/ PROMENOR saúda o COLÉGIO FESTEIRO na pessoa de sua atuante diretora Ir. Irene Novak, sua equipe diretiva, professores, alunos e suas famílias que compõem a comunidade educativa pela parceria e comunhão para com seus projetos sociais.

Link de reportagem no Bom Dia Santa Catarina

Please reload

DIVINA FESTA 

2012

Divina Festa 2012

Tudo pronto, chegou a hora! Às dezoito horas ao som animado e que saiam das caixas voluntários, colaboradores e irmãos foram abrindo as suas barracas e atendendo o público que já se colocava à postos para interagir com as propostas da Divina Festa; barraquinhas de entretenimento, barraquinhas de bebidas e comidas deliciosas.

Muitas crianças, acompanhadas por seus pais, ao sairem dos colégios já estavam lá, felizes e sorridentes para curtirem, de modo especial a “pescaria e o cachorro quente”… hummmm!!!!

Às dezenove horas teve início a primeira missa do Tríduo em preparação à Pentecostes, com liturgia ao encargo do Movimento Emaús e presidida pelo Pe. Vitor Feller.

Lindo e emocionante! No momento de Ação de Graças, crianças que são atendidas pelo projetos da Irmandade adentraram a Capela em Cortejo com as vestes tradicionais imperiais.

Após a celebração, todos seguiram para o Palco dos shows – no meio da Festa que já estava acontecendo para que o Provedor Ildemar Cassias Pereira acompanhado por sua esposa Roseli e na presença do Casal Festeiro 2012 Sr. Estevão Saqueti e Maria de Lurdes Saqueti, declarasse aberta a Divina Festa 2012. O cerimonial de abertura teve como anunciantes os Irmãos da IDES Marcos Bittencurt e Maria Luci Battisoti Hostins.

Com gosto de quero mais, às dez e trinta horas a Festa foi encerrada, deixando a certeza de que na sexta-feira a alegria, o divertimento e as gostosuras continuam… até o domingo!

Casal Festeiro 2012

O casal: Sr. Estevão e Sra. Maria de Lurdes Saqueti são os festeiros da Divina Festa 2012. Na foto, tirada na Festa do ano passado, o casal recebeu de Eduardo Pinho Moreira e Ivane Fretta Moreira, Festeiros 2011, a coroa, o cetro e a insígnia peitoral, peças de tradição açoriana, símbolos das Festas do Divino.

Desde 2011, portanto, não só o casal mas toda a família Saqueti vem dando uma ótima contribuição para a realização da Festa 2012. Um destaque especial aconteceu há um mês com o delicioso Café do Divino, com a presença de mais de trezentas pessoas, cuja renda foi revertida em prol de fundos para alavancar a Festa do Divino.

Contagem regressiva…

Faltam 10 dias. Será nos dias 24 a 27 de maio a Divina Festa 2012 – da Irmandade do Divino Espírito Santo.

A Comissão da Festa coordenada pela Maria de Fátima Teixeira de Melo – Fafá, que já vem se reunindo desde o final do ano passado para pensar e decidir os festejos deste ano, é representado por um grupo de voluntários competentes, comprometidos e muito animados… Fé no Espírito Santo é o carisma que move esta turma!

Please reload

DIVINA FESTA 

2011

A nova formatação da Festa é um sucesso!

Muitos elogios estão sendo feitos à Festa do Divino e à sua nova formatação – dentro dos pátios da Irmandade.

“ A Festa ficou mais charmosa, mais acolhedora, mais segura, com maior concentração das pessoas, com maior visibilidade, mais calorosa…” assim falaram, na sexta-feira: O casal Darci e Iracema Cantú que são devotos do Divino e há dezoito anos frequentam a Festa do Divino da IDES; a família Jurandir e Rosane Souza e a filha Fernanda; Mário e Maria Aparecida Pacheco.

Quibe, kafta – especialidades da família Amim

Todas as festas do Divino da IDES eles estão lá, fazendo quibe, kafta e outras deliciosas iguarias da cozinha árabe.

No domingo, ao meio dia, para animar ainda mais a festa e prestigiar o evento, Espiridião, Ângela e o filho João estavam lá, atrás do balcão, comandando a Barraca do Quibe e Kafta, como fazem todos os anos.

 

O sucesso deste ano foi tanto que, no domingo, logo no início da tarde, a barraca teve que ser fechada, pois os produtos acabaram. E isto que eles aumentaram o número de quibes do ano passado para cá. É uma força e tanto para Irmandade!

Quem fotografa os fotógrafos?

É sempre assim, o fotógrafo fotografa todo mundo e ninguém lembra de fotografar o fotógrafo.

Mas alguém estava lá, pensou nisto e clicou Jair Nazareno Xavier – o Cepa – fotógrafo oficial da Irmandade e responsável pelos melhores flagrantes da Festa, postados neste site, e outros “fotógrafos da festa”….

O caso é que ninguém resiste a um belo visual e, mesmo não sendo profissional na área, pela facilidade das novas tecnologias, saca uma pequena câmera ou um telefone do bolso ou da bolsa e, clic… flagra um bom momento da Festa do Divino.

É tempo de Pães da Promessa

Espírito santo, desejo a cura dos meus sentimentos… E para que assim se cumpra, comprarei uma massa da promessa em formato de coração, na festa do divino.

Durante os dias da Festa do Divino são muitas as pessoas que encomendam Pães da Promessa para cumprir compromisso assumido com o Divino Espírito Santo – uma promessa para  restabelecer a cura de algum membro ou órgão do corpo.

A Massa da Promessa, como também é chamada, é um símbolo muito significativo da Festa do Divino e, também, um símbolo de muita devoção.

Em tempos de Pentecostes não é raro ver devotos  diante do altar rezando, fazendo  pedidos e levando  pães para compartilhar com a  família. Além de tudo, as massas são deliciosas: adocicadas, macias e com aroma inigualável.

Os Pães da Promessa estarão à venda durante todos os dias da Festa.

A festa nos pátios internos da IDES – Por quê?

Este ano a Festa do Divino terá uma formatação diferente: Da praça para os pátios da Irmandade. Entre outros benefícios como acolhimento, segurança e concentração, um dos maiores motivos desta mudança é dar maior visibilidade à Irmandade do Divino Espírito Santo e seus projetos sociais.

Ao adentrar os pátios da Irmandade, a comunidade poderá contemplar todo o espaço físico da Instituição e perceber a grande obra que ela é – média de 1100 crianças e adolescentes são atendidos por dia em três grandes programas educativos sociais.

Pode parecer incrível, mas, apesar dos seus 238 anos de existência e 100 anos de serviços sociais, ininterruptamente, prestados à comunidade de Florianópolis, e sua localização no coração da cidade, muitas pessoas ainda desconhecem a Instituição, os trabalhos que nela são realizados e o impacto social – inclusão, integração, e promoção – que advém dos seus projetos.

Sem dúvida, a Irmandade do Divino Espírito Santo é, no estado de Santa Catarina, Instituição referência na área social.

Casal Festeiro 2011: Eduardo Pinho Moreira e Ivane Fretta Moreira

O Casal Festeiro deste ano, Eduardo Pinho Moreira e Ivane Fretta Moreira, foi investido nesta função já na Festa de 2010, durante a solenidade de Pentecostes.

O Cetro e a Coroa Imperial foram repassados para os atuais Festeiros pelo casal Paulo e Sandra Prisco Paraíso – Festeiros 2010.

Importante saber que a Bandeira, o Cetro e a Coroa são os símbolos máximos da Festa do Divino Espírito Santo, pois retratam o cunho imperial da tradicional Festa do Divino que chegou ao Brasil trazida pelos açorianos. A pombinha que encima o mastro da Bandeira, confere, à tradição, uma deferência especial à tônica religiosa da Festa do Divino – a força do Espírito Santo!

Please reload

DIVINA FESTA 

2010

A Divina Festa 2010 está chegando!

Os preparativos para a Divina Festa 2010, que acontecerá nos dias 20 a 23 de maio, sob a coordenação do Irmão da IDES, Écio Izídio do Nascimento já estão em grande movimento.

Desde o início do ano, Écio vem se reunindo com as diversas comissões para o organização do grandioso evento que terá como festeiros 2010 o casal Paulo Sérgio Gallotti Prisco Paraíso e esposa Sandra Mara Meyer Prisco Paraíso.

Casal Festeiro participa da Procissão do Ciclo do Espírito Santo em Florianópolis

O Casal festeiro Paulo Sérgio Gallotti Prisco Paraíso e Sandra Mara Meyer Prisco Paraíso, juntamente com o vice-provedor e diretores da IDES/PROMENOR, participaram no sábado, 15, da Procissão de lançamento do Ciclo do Espírito Santo em Florianópolis – integração das 14 comunidades que cultuam o Espírito Santo e realizam procissão e cortejos imperiais na capital.

 

O evento, que foi oficializado por lei, é uma iniciativa da Prefeitura da Capital pela Fundação Franklin Cascaes, com apoio da Casa dos Açores, Comarca da Ilha e Arquidiocese de Florianópolis e passa a integrar, a partir deste ano, o calendário de eventos culturais de Florianópolis.

Eles fizeram os shows acontecer!

A equipe que se destacou por ajudar no brilho das estrelas que subiram no palco da Divina Festa, no final de domingo, finalmente, apareceu na foto. São eles: Jair (Cepa), Marcos e Janete.

Jair Nazareno (Cepa) responsável por todas as fotos da festa finalmente foi fotografado. Marcos, responsável por todas as narrações dos shows, avisos, publicidade deixou nos microfones para ser fotografado também.

 

Janete Bolzan, responsável por organizar a programação dos shows e a subida de cada grupo ao palco, do mesmo modo, deixou os bastidores e se deixou fotografar. Em meio ao trabalho, momentos de carinho especial para com a filha Maria Luiza.

Please reload

DIVINA FESTA 

2009

Convite à Comunidade 2009

Querida comunidade de Florianópolis

É com grande alegria que a Irmandade do Espírito Santo, na pessoa do seu Provedor Senhor Washington do Valle Pereira e sua esposa Odete e o casal festeiro Senhor Valter José Gallina e sua esposa Helena Regina do Valle Gallina, anunciam e convidam a comunidade de Florianópolis para a grandiosa festa do Divino Espírito Santo, dias 28, 29, 30 e 31 de maio, na Praça Getúlio Vargas (Praça dos Bombeiros).

Dentre as várias programações, no sábado, às 18h15 e domingo às 19h30, acontecerão as Procissões em honra ao Divino Espírito Santo, saindo da Catedral Metropolitana, rumo ao local da festa,  para as tradicionais Celebrações Eucarísticas campais:Vigília de Pentecostes (sábado) e Solenidade de Pentecostes (domingo), com as participações do Cortejo Imperial da Festa, do Pároco da Catedral Pe. Francisco de Assis Wloch e co-celebrantes, do casal festeiro; Valter José Gallina e sua esposa Helena Regina do Valle Gallina, dos Irmãos que integram a Irmandade do Divino Espírito Santo e da comunidade em geral.

Convidamos todos os moradores da nossa comunidade para se fazerem presentes a esse evento e, de um modo especial, aqueles que têm suas residências e estabelecimentos comerciais nas ruas por onde passarão as Procissões, para abrirem as janelas e as sacadas adornando-as com flores, imagens, tecidos ou toalhas coloridas, bandeiras e faixas, em atitude de reverência e acolhida ao Espírito Santo que vem para transformar a vida de todos – “Vinde Espírito Santo”!

O percurso de uma Procissão valoriza os espaços e sacraliza cada um deles e as pessoas que neles vivem, enviando os seus dons, dando esperança aos corações, protegendo as famílias e abençoando os lares. O Espírito Santo de Deus adentra os ambientes, buscando as pessoas e mediando o sagrado e o mundo, a vida particular e a vida pública, a casa e a rua, a devoção e o lazer.

Com este convite, a Irmandade do Divino Espírito Santo busca resgatar a integração da comunidade nessa prática cultural e devocional tão lindamente traduzida ao longo de tantos anos, desde o início da sua tradição, em Portugal.

Ao passar da Procissão, que as famílias, em preces, sintam-se irmanadas com a comunidade e acolhidas pelo amor de Deus.

Que as janelas e as sacadas estejam adornadas com motivos referentes a essa tradicional festa do Divino do Espírito Santo, em atitude de fé e devoção!

Primeiro dia da Divina Festa 2009

No primeiro dia do Tríduo de Preparação para Pentecostes – o primeiro dia da Divina Festa – quinta-feira, logo pela manhã, foi intenso o movimento na Irmandade do Divino Espírito Santo para deixar tudo pronto para as várias festividades do dia.

Às 10h, o casal Festeiro Valter José Gallina e sua esposa Helena Regina e toda a diretoria da IDES, receberam a visita do Governador Luiz Henrique da Silveira e sua esposa Ivete para o ato de entrega da primeira etapa da obra da nova Creche Girassol que, após concluída, atenderá o dobro do número de crianças que atende hoje.

Estavam presentes ao evento, o prefeito de Florianópolis Dário Berger e vários outros prefeitos da grande Florianópolis, secretários de estado, vereadores e outras autoridades.

Crianças e jovens dos projetos sociais da Irmandade, Irmãos e funcionários da IDES acolheram com muito carinho o Casal Festeiro, o Governador e sua esposa e todos os presentes ao evento.

O Governador foi condecorado pela Irmandade do Divino Espírito Santo – pela pessoa do seu Provedor Washington do Valle Pereira – com a “Divina Medalha do Divino”, honraria prestada a poucos, em reconhecimento por expressivas contribuições prestadas à Instituição.

A visita foi regada a um delicioso café  com salgados e doces caseiros, servidos pelas senhoras voluntárias da IDES que, na festa, dirigem uma barraca especial de bolos e salgados.

Às 11h, na Capela da Irmandade, Dom Murilo Krieger, co-celebrando com Pe. Francisco Wloch – pároco da Catedral Metropolitana – presidiu um ato religioso de Celebração da Palavra para todos os presentes.

Às 16h, aconteceu o desfile do Cortejo Imperial mirim do Colégio Bom Jesus/Coração de Jesus, ao som da Banda da Polícia Militar, sob os olhares e aplausos de familiares e da comunidade.

As crianças seguiram para a Capela do Espírito Santo e, em meio a cantos e orações receberam a Bênção do Divino, concedida por Pe. Francisco Wloch  e “pãezinhos do Divino”, uma tradição especial da festa.

Às 19h aconteceu a primeira missa do Tríduo, presidida pelo Pe. Vitor Feller, sob a coordenação da equipe do Movimento Emaús.

Às 20h a Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes e o Portal do Choro deram o ritmo musical da festa. Maravilhoso!

Eis as delícias da festa do Divino que fizeram sucesso neste primeiro dia e que prometem muito para o fim de semana: pastéis com recheios tradicionais, pastéis com recheio de frutos do mar, tainha frita, sardinha escalada, churrasquinho de frango, crepe, batata frita, comidas árabes, acarajé, pinhão, quentão, bolos e tortas, tudo regado a um sabor inigualável e muita qualidade.

O segundo dia da Divina Festa 2009

O segundo dia da festa foi marcado por muita alegria.

Às 16 h, o desfile do Cortejo Mirim do Colégio Santa Catarina foi um sucesso.

As crianças vieram com muita animação e seus pais, comovidos, não esconderam lágrimas ao verem seus filhos participando de uma festa tão importante que resgata um lindo símbolo histórico: Culto ao Espírito Santo com desfile de Cortejo Imperial.

A Banda Musical do Colégio Dom Jaime Câmara deu o toque musical que marcou o compasso do desfile.

Após o desfile, as crianças seguiram para a Capela da IDES onde participaram de um momento de espiritualidade e bênção.

Pe. Francisco Wloch, pároco da Catedral abençoou os pãezinhos que foram distribuídos para todos os presentes.

Às 19, na Capela, sob a presidência de pe. Valter Goedert, aconteceu a tradicional Missa das Bandeiras, trazidas por representantes de várias comunidades da ilha de Santa Catarina para esse ato devocional.

Em seguida da celebração, o Coral do Educandário Imaculada Conceição apresentou-se no palco.

O show da noite esteve ao encargo da Banda Zawajus que, pelo seu ritmo e repertório, atraiu a participação do público jovem.

Enquanto tudo isso acontecia, o pessoal das barraquinhas não parou de trabalhar. Celebrações, shows, brincadeiras, jogos e muito comida gostosa marcaram a alegria do segundo dia da festa.

Barraca do Cavalinho 2009 – a mais antiga e tradicional barraquinha da Festa do Divino

Lígia Berreta Pinto da Luz, esposa do secretário municipal de Educação, professor Rodolfo Pinto da Luz, enquanto saboreava uma deliciosa tainha frita com pirão, em companhia de amigos, contava interessantes histórias sobre a Festa do Divino da IDES, ocorrida na praça Getúlio Vargas.

Até hoje, Lígia e seus irmãos trabalham na Barraca do Cavalinho, tradicionalmente conhecida como a “Barraca dos Berreta”. Lígia lembrou que nos tempos passados a compra das cartelas e a premiação eram feitas com dinheiro em espécie, ao invés dos atuais tíquetes

Flagrante. Fotógrafo marca presença na Festa 2009

Irmão da IDES, Luiz do Valle Pereira,  marca presença na Divina Festa  como fotógrafo flagrante. Luiz é professor da UFSC, escritor e fotógrafo por hobby. Há anos o dia a dia da Irmandade é registrado com sensibilidade pelas lentes  do fotógrafo, para o anais histórico.

Figura inconfundível, Luiz, por onde passa, fotografa os  melhores flagrantes da festa.

O quarto e último dia da Divina Festa 2009

O domingo, 31, amanheceu lindo e todos os organizadores da Divina Festa entraram em ação animadamente.

Tudo estava preparado para o grandioso dia de Pentecostes.

Conforme a programação, a Procissão de Pentecostes com desfile do Cortejo Imperial, aconteceu a partir da 9h com concentração na Catedral Metropolitana. Lá, tudo estava lindamente preparado para receber a festividade. Pe. Francisco Wloch acolheu a  comunidade enaltecendo o momento e pedindo à comunidade que seguisse a procissão rumo à Praça Getúlio Vargas, onde aconteceria a Missa de Pentecostes. Formou-se então uma grande procissão de fiéis ao som da Barda Musical Filarmônica Comercial.

Na Praça Getúlio Vargas, onde o altar foi montado para a missa campal, toda a comunidade já aguardava devotamente a chegada da procissão.

O sino da pequena capela do Espírito Santo repicou conclamando o povo para a santa missa.

O Coral Santa Cecília, regido por Pe. Ney Brasil entoou as canções litúrgicas.

O ponto alto da celebração aconteceu no momento da “Coroação do Imperador”, quando, o jovem Oderli Schlichting Junior, estagiário da IDES e integrante do programa Jovem Trabalhador – o Imperador – recebeu a bênção da coroação, datada do século XIV, recitada por Pe. Francisco.

No momento da Ação de Graças, o Provedor da Irmandade do Divino Espírito Santo, sr. Washington Luis do Valle Pereira coordenou o ato de transição do festeiro 2009 para 2010.

O casal festeiro Valter José Gallina e Helena Regina do Valle Gallina passaram o cetro e a coroa para o casal representante do casal festeiro 2010.

Após s celebração o casal festeiro acolheu os sacerdotes e muitos amigos para um almoço festivo na praça.

À tarde, foi a vez das apresentações musicais e shows que entraram durante a noite até às 22h.

As barraquinhas de entretenimentos e saborosa gastronomia não pararam de trabalhar um minuto sequer. Tudo foi de primeiríssima qualidade.

A Festa do Divino Espírito Santo 2009 foi, uma vez mais, um sucesso!

Please reload

Vídeo Institucional da Divina Festa do Divino Espírito Santo realizada em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.


Data: 6 de junho de 2007
Compacto Divina Festa
Cliente: IDES  
Direção: Marcos Bittencourt
Reportagem: Simone Moreira
Imagem: Deivi Bittencourt
Edição: Daniel Carlos
Trilha: Nery Bauer
Tempo: 9 minutos

bottom of page