Portuguese-SDG_Icons-12.png
Atuamos de forma compatível  
à agenda de desenvolvimento
sustentável da ONU

Histórico da Comissão

Constituída em 2014, hoje em dia a Comissão de Sustentabilidade é representada por mulheres de todos os setores da IDES. Juntas, pensam e realizam ações sustentáveis que possam transformar realidades, fomentando um local de educação ambiental. Antes da criação da comissão, a Instituição já realizava alguns projetos pontuais no que se diz respeito a sustentabilidade, como oficinas educativas e ações pontuais de separação de resíduos entre materiais recicláveis e resíduos.

Atualmente, são pensadas estratégias para mobilizar nosso público interno e externo. Ações como a abolição do uso de copos plásticos, instituindo o Eco Copo em toda a IDES; arrecadação de roupas para o Brechó promovendo a reutilização; participação em eventos e palestras; Gincanas do ReÓleo em parceria com a ACIF; desenvolvimento de projetos educacionais nas escolas; criação de um mascote para a Comissão de Sustentabilidade afim de realizar ações pontuais nos nossos próprios setores da IDES, podendo expandir para outras Instituições parceiras; além das ações que já eram realizadas antes da criação da Comissão.

Com o trabalho tomando força, em 2017 a IDES se tornou Signatária do Movimento ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Santa Catarina, tornando possível a ampliação de nossas ações dentro e fora da Instituição.

objetivos_port1.png
Projeto ODS IDES Corte OK Final.png

Na IDES com o apoio da Comissão de Sustentabilidade trabalhamos os Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável (ODS),  principalmente os:

Projetos em Destaque:

O futuro do planeta não depende de sorte, mas sim de

ações conscientes! 

Eliminação dos Copos Plásticos

Uma das ações de destaque foi a adoção de "squeezes", canecas de porcelana e Eco-Copos no lugar de copos descartáveis. Crianças, jovens e colaboradores foram animados a abraçar esta causa, resultando numa significativa economia, já que antes se comprava uma média de 15 mil copos descartáveis por mês. 

 

Coleta de Pilhas

 O uso anual de pilhas e baterias no Brasil representa um descarte de mais de 800 milhões de unidades ao ano. No ambiente, expostas ao sol e à chuva, as pilhas e baterias se oxidam e se rompem, liberando metais pesados, como o mercúrio e o chumbo, os quais chegam aos lençóis freáticos, córregos e riachos.

Esse material é classificado como resíduo perigoso e o tempo de decomposição do mesmo varia entre 100 e 500 anos. 

A IDES recebe as pilhas usadas e encaminha para nosso parceiro Hippo Supermercados que faz a coleta e destina as pilhas para uma empresa que descarta de forma correta o resíduo.

Deposite as pilhas usadas na caixa

 "papa pilhas" na recepção

da sede da IDES

ReÓleo

O óleo entregue para ACIF é trocado por produtos de limpeza. Tais materiais são utilizados na higienização das instalações da IDES, fato esse que resulta numa importante economia para a entidade.

Não despeje o óleo usado no ralo da cozinha, no vaso sanitário ou sobre a terra no quintal da sua casa. 

 

Acondicione o óleo, já frio, em garrafas PET e traga-as  até a IDES. Entregue-as à nossa equipe das unidades Centro e Agronômica. 

Graças à quantidade já coletada pelo programa Reóleo da ACIF, Florianópolis já foi escolhida duas vezes como a capital do mundo que mais recicla óleo de cozinha! 

O óleo entregue para ACIF é trocado por produtos de limpeza. Tais materiais são utilizados na higienização das instalações da IDES, fato esse que resulta numa importante economia para a entidade.

A IDES é um Ponto de Entrega Voluntária - PEV do Programa da  ACIF- Associação Comercial e Industrial  de Florianópolis

Venha de Bike

É divertido e saudável andar de bicicleta, além de ser mais sustentável para o planeta, pois reduz o número de carros nas ruas, auxiliando na diminuição de congestionamentos. A IDES simpatiza com essa ideia e apoia seus colaboradores e usuários a terem essa iniciativa.

Mas, lembre-se, ao usar a bicicleta como meio de transporte é indispensável o uso de equipamentos de segurança, além de pedalar de forma consciente, respeitando a legislação de trânsito.

Vamos juntos pedalar em prol de uma sociedade mais humana e responsável!

Coleta de Garrafas PET

Um dos projetos desenvolvidos pela IDES é a coleta e  utilização de garrafas PET para a construção de ecopranchas, puffs, sofás e objetos decorativos. Tal ação é incentivada pela Comissão de Sustentabilidade e está sob coordenação e orientação dos educadores  do Núcleo Formação e Trabalho. 

Caso  tenha garrafas PET para doar,  por favor,

as entegue nas unidades da IDES

do Centro e Agronômica!

Lacres e Tampinhas

O reaproveitamento de resíduos além de ser benéfico para o meio ambiente, pode trazer retorno financeiro. Pensando nisso, a IDES realiza a coleta de lacres e tampinhas com o objetivo de reverter o valor obtido com a venda para seus programas de atendimento.

Coleta de Esponjas de Cozinha

A esponja de cozinha usada é um dos resíduos que podem ser coletados, evitando danos ao meio ambiente.  

Você ajuda o meio ambiente e contribu1 para que a IDES receba R$ 0,01 por esponja coletada!

 

Todo valor arrecadado é revertido para o desenvolvimento de ações destinadas

aos beneficiários da IDES!

Resíduos Escolares

A IDES participa da ação realizada entre a Faber-Castell e a TerraCycle, onde criaram um programa de reciclagem de instrumentos de escrita usados, descartando-os corretamente e oportunizando os participantes na arrecadação de fundos.

Coleta Seletiva de Resíduos

A Comissão de Sustentabilidade está aprimorando, constantemente, o trabalho da coleta seletiva de resíduos. Os passos são dados conforme as observações feitas em relação ao descarte de todos os materiais utilizados no dia a dia, bem como dos orgânicos, já que na IDES são servidas 2.100 refeições por dia (42.000 por mês), soma esta de alimentações realizadas ao longo do dia por crianças beneficiárias, equipe de colaboradores e voluntários.

 

Os membros da Comissão estão reformulando a comunicação para que ela seja lúdica e educativa, de maneira que todo o público envolvido no processo possa, efetivamente, adotar a iniciativa como um compromisso pessoal, o qual expande-se além dos domínios instituicionais, sendo levado também a sério nos espaços familiares e de convivência fora da IDES. 

Quer propor parcerias nesta caminhada sustentável? 

Fale com a gente pelo e-mail sustentabilidade@ides-sc.org.br

1.png
2.png
3.png
4.png
 Relatórios 
 Apoie Projetos  Socioeducativos de Qualidade 

CLIQUE 

AQUI

Atuamos de forma compatível  à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, em especial o ODS nº 4

 IDES: Rua Emílio Blum, 124 - Centro - Florianópolis - Cep. 88020-010 - Telefone: (48) 3224-5008 - E-mail: contato@ides-sc.org.br

© 2016 / 2020  Feito com 🧡 por Marketing IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo 

MODS-SC-Selo 2019-PJ.png