top of page
IMG_6280.JPG
Logo EducArte.png
Promenor.jpg

Antes de mais nada, vamos combinar uma coisa. O termo “menor” já não é mais utilizado atualmente, ele apenas aparece nesse texto por questões históricas. Hoje, usamos os termos criança, adolescente ou jovem, dependendo da faixa etária sugerida.

A Associação Promocional do Menor Trabalhador, ou PROMENOR, surgiu durante os tumultuados anos 70, uma década marcada por turbulências econômicas e sociais. Turbulências estas que geraram uma grande migração de pessoas do interior, para as grandes cidades e com Florianópolis não foi diferente. Isso levou um grande número de pessoas, incluindo crianças, adolescentes e jovens, a se encontrarem em situação de rua. Neste cenário, a DAS (Diretoria de Assistência Social) idealizou a PROMENOR, que tinha como objetivo dar uma formação técnico-profissional a estes adolescentes e jovens.

A PROMENOR inicia suas atividades em setembro de 1971 e no ano de 1972 tem seu primeiro jovem encaminhado ao mercado de trabalho, ao extinto Banco do Estado de Santa Catarina – BESC, na função de offce-boy. A partir deste momento houve um grande crescimento de demanda para a instituição que começou a sentir sérios problemas financeiros. Nesta época a PROMENOR atendia em regime de semi-internato para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos, com atividades nas áreas de educação, saúde, recreação e trabalho.

Devido aos problemas financeiros, como uma forma de dar continuidade na prestação dos serviços, em 1977, a então diretora Maria Tereza Bandeira Maia, procurou a diretoria da Irmandade de Divino Espírito Santo. E, neste mesmo ano, a PROMENOR passou a ser mantida e gerida pela IDES.

Hoje, a PROMENOR continua prestando seus serviços a crianças, adolescentes de jovens de Florianópolis, através do Programa EducArte, localizado na Agronômica, um dos 4 Programas de nossa instituição.

bottom of page