ORIENTADOR 
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Papel do Orientador

O orientador é o funcionário destinado pela empresa conveniada para ser o responsável por apoiar o aprendiz durante todo o seu processo de aprendizagem.

É aquele que: 

- Firma com o aprendiz as combinações necessárias para o bom andamento do trabalho

- Define e ensina as atividades a serem realizadas pelo aprendiz

- Fiscaliza se as atividades estão de acordo com o estabelecido pela Lei da Aprendizagem

- Garante que o aprendiz não fique ocioso

- Acompanha o aprendiz no dia a dia na empresa, incentivando o desenvolvimento de habilidades e oportunidades de aprendizagem

- Exige qualidade e responsabilidade no cumprimento das tarefas

- Avalia, valoriza e elogia o serviço realizado

- Mostra-se aberto para aprender e ensinar

- Atua na prevenção de situações que possam trazer prejuízos e/ou constrangimento para a empresa, para a equipe de trabalho e para o aprendiz

- Mostra-se disponível para ouvir o aprendiz, estimulando-o a pensar sobre si mesmo e sobre a sua relação com o outro e com o trabalho

- Controla a assiduidade, definindo o horário de chegada e de saída do aprendiz

- Comunica o parceiro do Programa de Aprendizagem sobre situações e fatos que necessitam ser discutidos e pensados conjuntamente

Qual a importância do papel do orientador? 

 

O Orientador é uma das peças-chaves para um bom desenvolvimento do processo de aprendizagem.

 

Além de auxiliar no simples aprendizado técnico, este profissional torna-se uma importante figura de influência para o aprendiz em suas perspectivas e escolhas futuras. Um bom vínculo com o orientador proporciona uma maior adesão às regras por parte do aprendiz e potencializa o aprendizado do trabalho. 

Como a vivência da aprendizagem

se torna positiva?

A vivência de uma aprendizagem satisfatória permite que os aprendizes sigam sua trajetória profissional, dando passos mais seguros e preparados, em busca de novas oportunidades. Para isto, é importante que o aprendiz se sinta: 

- Aceito

- Respeitado

- Valorizado

- Produtivo


Inserido em um ambiente de trabalho organizado, com regras bem estabelecidas e com possibilidade de novas aprendizagens. 
 

Quais são as restrições de atividades realizadas

por aprendizes entre 14 e 17 anos?

 

 (conforme decreto nº 6.481, de 12 de junho de 2008)

- Manusear dinheiro ou cartão de crédito

- Carregar peso que exceda: 


Feminino: 7 Kg (com frequência) e 15 Kg (raramente) .

Masculino: 11 kg (com frequência) e 20 Kg (raramente) 

 

- Realizar atividades que demandem manuseio de objetos perfuro-cortantes, bem como produtos

  químicos e inflamáveis

- Desempenhar, como funções prioritárias, serviços gerais e de limpeza

- Fazer atividades de panfletagem fora das dependências da empresa

- Permanecer em locais de trânsito de automóveis

- A realização de horas extras ou compensação de horas é proibida para todos os aprendizes,         mesmo para os maiores de 18 anos, conforme consta no artigo 19 do Decreto nº 5.598 de 1º de     dezembro de 2005.

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