top of page
Logo Sustentabilides.png
Portuguese-SDG_Icons-12.png
Atuamos de forma compatível  
à agenda de desenvolvimento
sustentável da ONU

Histórico da Comissão

Constituída em 2014, hoje em dia a Comissão de Sustentabilidade é representada por funcionárias/os de diferentes setores da IDES, além de contar com a colaboração de voluntárias/os. Juntos, pensam e realizam ações sustentáveis que possam transformar realidades, fomentando um local de educação ambiental. Antes da criação da comissão, a Instituição já realizava alguns projetos pontuais no que se diz respeito à sustentabilidade, como oficinas educativas e ações pontuais de separação de resíduos entre materiais recicláveis e rejeitos.

O trabalho é desenvolvido por meio de planejamento, execução e avaliação. As estratégias para mobilizar nosso público interno e externo. Ações como a retirada do uso de copos plásticos, instituindo o Eco Copo em toda a IDES; arrecadação de roupas para o Brechó promovendo a reutilização e consumo consciente; participação em eventos e palestras; Gincanas do ReÓleo em parceria com a  Associação Comercial Industrial de Florianópolis (ACIF); desenvolvimento de projetos educacionais nas escolas; criação de um mascote para a Comissão de Sustentabilidade a fim de realizar ações pontuais nos setores da IDES, podendo expandir para outras Instituições parceiras; além das ações que já eram realizadas antes da criação da Comissão.

 

Com a sistematização do trabalho, em 2017 a IDES se tornou Signatária do Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina, tornando possível a ampliação de nossas ações dentro e fora da Instituição.

objetivos_port1.png
Banner ODS.png
Selo-2022-pessoa-jurídica.png

Na IDES com o apoio da Comissão de Sustentabilidade trabalhamos os Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável (ODS),  principalmente os:

Ações em Destaque:

O futuro do planeta não depende de sorte, mas sim de

ações conscientes! 

ReÓleo

O óleo entregue para ACIF é trocado por produtos de limpeza. Tais materiais são utilizados na higienização das instalações da IDES, fato esse que resulta numa importante economia para a entidade.

Não despeje o óleo usado no ralo da cozinha, no vaso sanitário ou sobre a terra no quintal da sua casa. 

 

Acondicione o óleo, já frio, em garrafas PET e traga-as  até a IDES. Entregue-as à nossa equipe das unidades Centro e Agronômica. 

Graças à quantidade já coletada pelo programa Reóleo da ACIF, Florianópolis já foi escolhida duas vezes como a capital do mundo que mais recicla óleo de cozinha! 

A IDES é um Ponto de Entrega Voluntária - PEV do Programa da  ACIF- Associação Comercial e Industrial  de Florianópolis

horta coletiva

Foi criada uma horta coletiva, com o intuito de incentivar o consumo de legumes e verduras, não só junto aos funcionários, mas também como ferramenta educativa com as crianças acolhidas no Lar São Vicente de Paulo e as crianças do Centro de Educação Infantil Girassol.

Lacres e Tampinhas

O reaproveitamento de resíduos além de ser benéfico para o meio ambiente, pode trazer retorno financeiro. Pensando nisso, a IDES realiza a coleta de lacres de alumínio e tampinhas de plástico (qualquer tipo de tampa, desde que seja de plástico) com o objetivo de reverter o valor obtido com a venda para seus programas de atendimento.

segunda sem carne

Com o objetivo de divulgar o impacto negativo que o consumo de proteína animal causa ao meio ambiente, foi criado o movimento Segunda sem Carne que, incentiva as pessoas a não consumirem carne em um único dia da semana e assim, descobrir novos paladares.

Os altos índices de consumo de proteína animal elevam, inclusive, os níveis de eliminação de carbono na atmosfera, ação que a iniciativa Carbono Zero luta tanto para prevenir, sendo esta uma das principais causas do desequilíbrio ambiental que sofremos atualmente.

Então, aqui na IDES, toda segunda-feira, a nossa equipe de nutricionistas nos apresenta uma nova forma de apreciar o alimento, ao mesmo tempo que damos aquela forcinha ao meio ambiente.

Resíduos Escolares

A IDES participa da ação realizada entre a Faber-Castell e a TerraCycle, onde criaram um programa de reciclagem de instrumentos de escrita usados, descartando-os corretamente e oportunizando os participantes na arrecadação de fundos.

Resíduos_Escolares.jpg

Coleta de Esponjas de Cozinha

A esponja de cozinha usada é um dos resíduos que podem ser coletados, evitando danos ao meio ambiente.  

Você ajuda o meio ambiente e contribui para que a IDES receba R$ 0,01 por esponja coletada!

 

Todo valor arrecadado é revertido para o desenvolvimento de ações destinadas

aos beneficiários da IDES!

Se deseja ver os relatórios anuais da Comissão de Sustentabilidade, clique AQUI e acesse eles em nossa
página de Transparência.
Relatórios
Apoie Projetos  Socioeducativos de Qualidade

CLIQUE 

AQUI

bottom of page