Projeto "Trilha para o Futuro".



O mercado de trabalho nos últimos 10 anos tem passado por inúmeras mudanças, principalmente, na área da comunicação e tecnologia. O profissional necessita, cada vez mais, de aperfeiçoamento e conhecimento para conseguir acompanhar e se encaixar neste movimento acelerado de crescimento. Sabemos que as oportunidades de trabalho e estudo são mais amplas hoje do que há 20 anos atrás, mas também constatamos que o ensino não está conseguindo acompanhar com a mesma velocidade estas mudanças, gerando um ciclo de desmotivação e falta de adesão aos estudos por parte dos adolescentes.

O resultado é visto no alto índice de desemprego e rotatividade, na crescente movimentação do mercado informal, na prestação de serviços com salários baixos, alta insalubridade e pesada carga horária, dentre outras questões sociais oriundas da baixa escolaridade.


Frente a este cenário, o projeto “Trilha Para o Futuro”, uma parceria do Núcleo Arte-Educação – NAE, Núcleo Formação e Trabalho – NUFT, ambos programas da Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, tem por objetivo capacitar e orientar os adolescentes atendidos pelo NAE e NUFT, por meio de oficinas temáticas sobre o mundo do trabalho, informática, dança, esportes e artes. Os assuntos abordados são:

  • O Autoconhecimento, a autoestima, os interesses, as habilidades, os valores e os modelos de identificação;

  • O mundo do trabalho: o porquê de algumas pessoas colocarem seus trabalhos acima de tudo, a relação existente entre trabalho e felicidade e a importância de escolher a carreira profissional corretamente, baseada em princípios de realização, gostos, ideais e não apenas dinheiro;

  • Perspectiva e projeção de futuro profissional: para onde tenho que ir e o que devo fazer para atingir meus objetivos;

  • A importância do conhecimento para o desenvolvimento;

  • Estimular a adesão e permanência do adolescente na escola;

  • Os hábitos de consumo entre os jovens e a influência deles nas compras das famílias brasileiras;

  • O valor e uso histórico do dinheiro;

  • Educação financeira visando contribuir para um futuro mais seguro àqueles que sabem administrar os próprios gastos;

  • Motivação profissional dos adolescentes e orientação quanto às suas escolhas, através da análise de aptidões (interesses pessoais);

  • Estudo das profissões no mercado atual e fomento de ideias sobre empreendedorismo;

  • As diferentes inserções profissionais, as competências e empregabilidade;

  • Elaboração de currículo e participação em processos seletivos;

  • Informática básica - Word, Excel, Power Point, Internet, Mídias Sociais e Email;

  • Fomento de ideias sobre inovação tecnológica com viés social;

  • O esporte como um instrumento de inserção social e de resgate da cidadania, sendo o mesmo um fator de desenvolvimento educacional na formação dos adolescentes;

  • A importância da qualidade de vida e aquisição de práticas esportivas no dia a dia;

  • Liderança, trabalho em equipe e respeito às regras;

  • Expressão corporal como forma natural de comunicação;

  • Desenvolvimento das potencialidades humanas e a relação do adolescente com o mundo;

  • Pensamento criativo, expressão das emoções e comunicação;

  • O espaço, o ritmo e a sintonia com o grupo, buscando uma sincronização de movimentos de forma harmoniosa;

  • Linguagens visuais usando o design consciente, desenvolvendo a criatividade e domínio da programação visual em diferentes plataformas;

  • Cultura artística como linguagem de vanguarda aliada a conceitos de ética, estética, cidadania e democracia; desenvolvimento das aptidões dos adolescentes que possuem o interesse profissional no ramo.


O intuito deste projeto é qualificar os adolescentes para uma inserção laboral mais produtiva, considerando a individualidade, a realidade e a vontade de cada participante, incentivando a procura de novos caminhos, ampliando as possibilidades de geração de renda, promovendo oportunidades de desenvolvimento e fortalecendo a cidadania por meio da garantia de direitos individuais.

Escrito em março de 2016

Atualização: 15 de março de 2017

Em 2017 o Núcleo Formação e Trabalho - NUFT continuará desenvolvendo o projeto, iniciado em 2016, ”Trilha para o Futuro” realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF . Nesta nova fase do projeto, também, teremos a parceria com a Aliança Empreendedora que ministrará o Programa Geração Empreendedora, dentro da oficina de empreendedorismo do projeto Trilha Para o Futuro.

"O PROGRAMA GERAÇÃO EMPREENDEDORA é um programa completo que promove o empreendedorismo entre jovens, trazendo informações e fornecendo o apoio prático para aqueles jovens que querem começar um negócio”.

Pretendemos atender, até agosto, 45 adolescentes e jovens de 14 a 24 anos nas seguintes turmas:

Turma 01: 07/02 a 16/03

Turma 02: 21/03 a 27/04

Turma 03: 04/07 a 03/08

Os jovens participam de 6 encontros para aprender sobre empreendedorismo, conhecer seu perfil como empreendedor e descobrir oportunidades para empreender. Além disso, tem a oportunidade de colocar em prática uma ideia de negócio para testar sua aceitação.

Mais informações: Aliança Empreendedora


#futuro #Trilhaprofuturo #nuft #empreendedorismo #empregabilidade #jovemaprendiz #ACIF

146 visualizações
Atuamos de forma compatível  à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, em especial
os ODS nº 4, 8, 10 e 16

 IDES: Rua Emílio Blum, 124 - Centro - Florianópolis - Cep. 88020-010 - Telefone: (48) 3224-5008 - E-mail: contato@ides-sc.org.br

© 2016 / 2020  Feito com 🧡 por Marketing IDES - Irmandade do Divino Espírito Santo 

MODS-SC-Selo 2020-PJ-alta.png
8.jpg
ODS 10.jpg
16.jpg