Projeto "Trilha para o Futuro".



Primeira turma do projeto "Trilha para o Futuro".

O mercado de trabalho nos últimos 10 anos tem passado por inúmeras mudanças, principalmente, na área da comunicação e tecnologia. O profissional necessita, cada vez mais, de aperfeiçoamento e conhecimento para conseguir acompanhar e se encaixar neste movimento acelerado de crescimento. Sabemos que as oportunidades de trabalho e estudo são mais amplas hoje do que há 20 anos atrás, mas também constatamos que o ensino não está conseguindo acompanhar com a mesma velocidade estas mudanças, gerando um ciclo de desmotivação e falta de adesão aos estudos por parte dos adolescentes.

O resultado é visto no alto índice de desemprego e rotatividade, na crescente movimentação do mercado informal, na prestação de serviços com salários baixos, alta insalubridade e pesada carga horária, dentre outras questões sociais oriundas da baixa escolaridade.


Frente a este cenário, o projeto “Trilha Para o Futuro”, uma parceria do Núcleo Arte-Educação – NAE, Núcleo Formação e Trabalho – NUFT, ambos programas da Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, tem por objetivo capacitar e orientar os adolescentes atendidos pelo NAE e NUFT, por meio de oficinas temáticas sobre o mundo do trabalho, informática, dança, esportes e artes. Os assuntos abordados são:

  • O Autoconhecimento, a autoestima, os interesses, as habilidades, os valores e os modelos de identificação;

  • O mundo do trabalho: o porquê de algumas pessoas colocarem seus trabalhos acima de tudo, a relação existente entre trabalho e felicidade e a importância de escolher a carreira profissional corretamente, baseada em princípios