top of page

Apresentação da 2ª edição do livro: “Breve Histórico do Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo.”



Em junho de 2000, a pedido do então Provedor, Sr. Washington Luiz do Valle Pereira, a Sra. Maria Luiza Campos Ferreira escreveu o livro “Breve Histórico do Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo”, em comemoração aos 100 anos de fundação do Asilo. Então, o Professor Washington falou: “É uma narrativa saída do coração e repleta de um lirismo poético de quem sentiu a vida da Irmandade desde menina, porque seu Pai participou durante muitos anos”.

Considerando o valor da obra, baseada em documentos e testemunhas, convidamos o casal Luiz e Berenice, para reeditá-lo. Além de aceitarem o trabalho, enriqueceram a atual edição com ilustrações referentes.

Parabenizamos o Provedor-emérito, Sr. Washington, e a Sra. Maria Luiza, pela obra original.

Agradecemos aos amigos, também IRMÃOS da IDES, Luiz e Berenice, pelo empenho em realizar este trabalho.

Agradecemos ao atual Provedor, Sr. Jurandir Henrique Hostins, por assumir pessoalmente o custo da edição, para presentear os IRMÃOS da IDES.

Como agradecimento, queremos entregar com o livro, um “agradinho” às pessoas mais diretamente envolvidas com esta edição.

- Provedor-emérito: Prof. Washigton Luz do Valle Pereira – mentor da obra.

- IRMÃ da IDES: Sra. Maria Luiza Campos Ferreira – escritora da obra original.

(representada pelas filhas: Ana Maria Campos Ferreira e Maria Odete Campos Ferreira).

- Revma. Irmã Elisabeth Vandresen que trabalhou no Lar São Vicente de Paulo durante 12 anos, com muita dedicação.

- Sr. Luiz Teixeira do Vale Pereira e Sra. Berenice Maria Sell do Vale Pereira, autores da reedição da obra.

- Sra. Elisabete Galvão – atual coordenadora do Lar São Vicente de Paulo.

- Colaboradores da atual edição:

- Sra. Maria de Lourdes Caminha – ex-interna do Lar.

- Sr. Paulo Ricardo Caminha e Sra. Laura.

- Sr. Edison Luiz da Silva e Sra. Gleuse.

- Fátima Aparecida da Silva (não estava, entregamos depois).



Dia 12 de dezembro de 2015, às 19 horas, após a missa na Capela do Divino Espírito Santo, presidida pelo Revmo. Pe. Valter Maurício Goedert, os IRMÃOS, após despirem as opas, reuniram-se no Consistório.

Então, foi realizada a apresentação da 2ª edição, revisada e ampliada por Luiz Teixeira do Vale Pereira e Berenice Sell do Vale Pereira, do livro: “Breve histórico do Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo”, escrito no ano de 2000, por Maria Luiza Campos Ferreira. O Revmo. Pe. Valter abençoou os volumes dispostos sobre a mesa. A esposa do Provedor, Sra. Maria Luci Battistoti Hostins fez a apresentação.

O Provedor, Sr. Jurandir Henrique Hostins, entregou um livro acompanhado de um presentinho, às pessoas diretamente envolvidas com a 2ª edição.

Todas as pessoas presentes ganharam o livro autografado por Luiz e Berenice, autores da 2ª edição, custeada pelo Sr. Jurandir Henrique Hostins.

Foi um momento singelo, mas histórico e gratificante de comemoração, marcado pela presença do ilustre Provedor-emérito, Professor Washington Luiz do Valle Pereira, trazido por seus familiares.

Foi marcante a presença da Sra. Maria de Lourdes Caminha, ex-interna do “Asylo”, acompanhada pelo filho Paulo Ricardo Caminha e esposa Laura. Dona Maria de Lourdes falava entusiasmada do tempo como interna.

O Sr. Édison Luiz da Silva (“Velho Bruxo”), acompanhado da esposa Gleuse, registrou todos os momentos com sua “poderosa máquina fotográfica”.

A Sra. Maria Luiza Campos Ferreira, impossibilitada em comparecer, foi representada pelas filhas Ana Maria e Maria Odete.

Estavam presentes as Irmãs da Divina Providência, especialmente Irmã Elisabeth Vandresen, que trabalhou no Lar São Vicente de Paulo, durante muitos anos.

Também presente a Sra. Elizabete Terezinha Galvão, atual Coordenadora do Lar São Vicente de Paulo.

Assim, rendemos graças por resgatarmos momentos da história da Irmandade do Divino Espírito Santo.

O Sr. Jonas Silveira solicitou que as pessoas marcassem presença em uma folha, mas não foi possível registrar todas as presenças.


Maria Luci Battistoti Hostins – Irmã e Voluntária da IDES.

136 visualizações0 comentário
bottom of page